PUBLICIDADE

Dados bancários de funcionários do Facebook são roubados

Ladrão tomou posse de discos rígidos com informações que estava no carro de funcionário da empresa; entre dados vazados, há salários, bônuses, contas de banco e nomes completos dos funcionários

13 dez 2019 - 17h36
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Informações bancárias pessoais de 29 mil funcionários do Facebook foram roubados há cerca de um mês, informou a agência Bloomberg nesta sexta-feira, 13, com base em um email interno enviado pela empresa a seus empregados pela manhã. Segundo a publicação, os dados estavam armazenados em discos rigídos que foram furtados do carro de um funcionário da empresa.

Os arquivos não estavam criptografados e continham informações como nome dos usuários, números de conta bancárias e os quatro últimos dígitos de suas contas de previdência social - informações utilizadas no Facebook para quase qualquer tipo de serviço público. Além disso, os discos rígidos também continham planilhas com informações de pagamento aos empregados, incluindo salários, bônus e até mesmo ações que tinham sido distribuídas a eles.

Segundo confirmou uma porta-voz do Facebook à Bloomberg, as informações pertenciam a 29 mil pessoas que trabalharam na empresa durante o ano de 2018. Os discos rígidos, acrescentou a porta-voz, não continham nenhuma informação de usuários do Facebook.

28/03/2018
REUTERS/Dado Ruvic
28/03/2018 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

"Estamos trabalhando com as autoridades para investigar um furto de uma mala de um funcionário contendo informações sobre os pagamentos dos funcionários", disse a porta-voz. "Não temos evidência de abusos até agora e acreditamos se tratar de um furto simples, não de uma tentativa de roubar informações confidenciais."

De acordo com o email enviado aos funcionários, o furto aconteceu em 17 de novembro e o Facebook deu falta dos discos rígidos três dias depois. No dia 29, uma investigação "forense" confirmou que os dispositivos roubados continham informações de pagamento. O empregado que foi furtado faz parte do departamento de salários do Facebook e não deveria ter retirado os arquivos do escritório. "Já tomamos as devidas medidas disciplinares e não vamos discutir detalhes pessoais sobre o assunto", informou a porta-voz.

A empresa ainda trabalha com as autoridades para recuperar as informações, embora nenhum dos discos rígidos tenha sido encontrado. No email, o Facebook recomendou os funcionários a notificarem seus bancos e ofereceu a quem desejar uma assinatura de dois anos para um serviço que monitora tentativas de roubos de identidade na internet.

Startup estimula conexão entre caça-talentos e empresas:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade