PUBLICIDADE

Criptomoeda do Facebook precisa de análise detalhada, diz regulador do Reino Unido

2 jul 2019 - 15h27
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A criptomoeda do Facebook vai levantar questões, tanto para a sociedade quanto para o governo, que precisam ser examinadas de perto, disse um representantes do órgão regulador britânico nesta terça-feira, em outro sinal de que o projeto deve sofrer uma profunda análise de autoridades.

.
30/04/2019
REUTERS/Stephen Lam
. 30/04/2019 REUTERS/Stephen Lam
Foto: Reuters

O Facebook anunciou projeto de criação da moeda digital libra no mês passado, levantando preocupações imediatas de legisladores e reguladores em todo o mundo sobre seu impacto potencial na privacidade.

O "tamanho e escala da libra levantam questões para a sociedade e para o governo em geral, sobre o que é aceitável e desejável neste espaço", disse Christopher Woolard, diretor executivo de estratégia e concorrência da Financial Conduct Authority (FCA).

O Facebook provavelmente enfrentará uma observação regulatória sem precedentes com a libra, que tem lançamento planejado para até o final de junho de 2020. A moeda marcaria a entrada do gigante da mídia social em uma das áreas menos regulamentadas das finanças.

A resposta dos reguladores financeiros nacionais e internacionais, e das autoridades monetárias ao projeto terá um impacto crucial nas perspectivas da empresa.

Embora alguns, incluindo a FCA, tenham dito que se encontraram com o Facebook para discutir o projeto, ainda há muitas perguntas sobre exatamente como ele vai funcionar.

Decisões cruciais sobre tais projetos recaem sobre os legisladores, alertou o Banco de Compensações Internacionais (BIS). Os políticos precisam coordenar rapidamente as respostas regulatórias aos novos riscos, à medida que o Facebook e outras empresas de tecnologia avançam para o setor de finanças, disse o BIS no mês passado.

Em geral, a FCA analisa os chamados criptoativos caso a caso, disse Woolard. Ela faz perguntas sobre se isso beneficiaria os mercados competitivos e consumidores, ou causaria danos aumentando a complexidade e outros riscos, acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade