PUBLICIDADE

Criptomoeda do Facebook mal saiu e já será investigada na Europa

Órgãos reguladores de França e Alemanha temem falta de regras e fiscalização na Libra...

18 jun 2019 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook anunciou a criptomoeda Libra nesta terça-feira (18) e, além de comandar um projeto comercial ambicioso, a companhia já deve estar preparada também para encarar as dores que cabeça que o serviço vai gerar. Isso porque algumas autoridades da Europa já estão de olho em uma eventual regulamentação da plataforma.

Foto: TecMundo

De acordo com a Bloomberg, pelo menos dois executivos financeiros de França e Alemanha encararam com pessimismo a criptomoeda e temem que a utilização dela tome proporções perigosas.

Segundo o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, a Libra não pode e nem deve ser vista como substituta às notas normais ou virar "moeda soberana". Ele já sugeriu que um grupo de bancos prepare um relatório a ser enviado para o Facebook, debatendo temas como privacidade e o uso da criptomoeda para lavagem de dinheiro ou financiar atos terroristas.

Marcação cerrada

"Esse dinheiro vai permitir à companhia juntar ainda mais dados, o que só aumenta a nossa determinação em regular as gigantes da internet", afirma o político. O Facebook já sofre muita pressão no continente, seja por escândalos mundiais como o da Cambridge Analytica ou a necessidade de montar esquemas para combater fake news em períodos eleitorais.

Já Markus Ferber, membro do Parlamento Europeu, afirmou que o Facebook agora pode se tornar um "banco-sombra" e que reguladores devem manter os olhos abertos e monitorar as atividades da Libra.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade