PUBLICIDADE

Comparativo: Galaxy S21 ou S21 FE; qual é a diferença?

Samsung Galaxy S21 e S21 FE se assemelham pelo processador Exynos 2100 mas se diferenciam pela versão do Android, memória RAM e mais

13 jan 2022 19h23
| atualizado em 14/1/2022 às 12h35
ver comentários
Publicidade

Demorou, mas a Samsung lançou o Galaxy S21 FE em janeiro de 2022. O celular marcou a sua estreia no Brasil com Android 12 de fábrica, ficha técnica avançada, câmera tripla e o mesmo visual do Galaxy S21, smartphone anunciado no começo de 2021. Mas qual é a verdadeira distinção entre os telefones revelados com um ano de diferença? Confira o comparativo a seguir e conheça os detalhes da dupla.

Comparativo: Galaxy S21 ou S21 FE; qual é a diferença?
Comparativo: Galaxy S21 ou S21 FE; qual é a diferença?
Foto: Guilherme Reis/Tecnoblog / Tecnoblog

Índice

  • O que muda entre o Galaxy S21 e o Galaxy S21 FE?
    • Android 12 de fábrica
    • Tela maior de 6,4 polegadas
    • Câmera tripla de 12 megapixels
    • Bateria levemente maior e menos RAM
  • O que não muda entre o Galaxy S21 e o Galaxy S21 FE?
    • Edição brasileira com o processador Exynos 2100
    • 128 GB de espaço, mas sem microSD
    • Cara de um, focinho do outro
  • E aí, qual comprar?

O que muda entre o Galaxy S21 e o Galaxy S21 FE?

Galaxy S21 Galaxy S21 FE
Sistema operacional (lançamento) Android 11 (One UI 3) Android 12 (One UI 4)
Tela AMOLED Dinâmico 2X de 6,2 polegadas com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz AMOLED Dinâmico 2X de 6,4 polegadas com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz
Câmera - principal: 12 megapixels (f/1,8)
- ultrawide: 12 megapixels (f/2,2)
- teleobjetiva: 64 megapixels (f/2)
- principal: 12 megapixels (f/1,8)
- ultrawide: 12 megapixels (f/2,2)
- teleobjetiva: 8 megapixels (f/2,4)
Memória RAM 8 GB 6 GB

Android 12 de fábrica

O Android 12 é um dos principais atrativos do Galaxy S21 FE. Ainda que o Galaxy S21 tenha recebido a atualização em dezembro de 2021, é provável que o modelo mais recente seja atualizado por mais tempo. Isto porque a Samsung promete três versões do sistema operacional e mais quatro anos de atualizações de segurança, podendo levá-lo, possivelmente, até o Android 15.

O Galaxy S21 veio ao mundo com o Android 11 e a mesma promessa. Ou seja, é esperado que o telefone da marca sul-coreana seja atualizado somente até o Android 14, quando a nova versão estiver liberada pelo Google a todos os usuários. Já a disponibilização dos pacotes de segurança segue a mesma regra: quatro anos. 

Galaxy S21 FE foi lançado com Android 12 de fábrica
Galaxy S21 FE foi lançado com Android 12 de fábrica
Foto: Paulo Higa/Tecnoblog / Tecnoblog

Tela maior de 6,4 polegadas

Sim, colocando os celulares lado a lado, chega a ser difícil dizer quem é quem. Mas há uma diferença crucial que pode ser um divisor de águas para algumas pessoas: o Galaxy S21 FE tem tela de 6,4 polegadas enquanto o Galaxy S21 tem painel de 6,2 polegadas. O celular ainda é menor que o Galaxy S21+, que tem 6,7 polegadas.

De resto, as especificações da dupla são similares. Os dois modelos têm painel AMOLED Dinâmico 2X com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. As demais características em comum ficam pelas laterais retas e, claro, o furo para abrigar a câmera frontal localizado na porção central do display.

Outra diferença fica pelo leitor de impressões digitais. Enquanto o Galaxy S21 tem o sensor ultrassônico, o Galaxy S21 FE possui o leitor óptico, que é um pouco mais simples. O brilho do novo celular também é menor, conforme pudemos observar em nossos testes preliminares realizados em janeiro de 2022.

Samsung Galaxy S21 tem tela de 6,2 polegadas
Samsung Galaxy S21 tem tela de 6,2 polegadas
Foto: Paulo Higa/Tecnoblog / Tecnoblog

Câmera tripla de 12 megapixels

O conjunto fotográfico também é parecido. Comecemos pelo visual, já que a base que abriga os sensores é literalmente igual. Ou seja, os dois celulares Samsung Galaxy organizam os componentes em fileira, na vertical. Mas há diferença nos arranjos.

O Galaxy S21 FE veio ao mundo com a câmera principal de 12 megapixels, uma ultrawide de 12 megapixels e outra teleobjetiva de 8 megapixels. Já o Galaxy S21 possui os sensores principal e com a lente ultrawide com as mesmas resoluções.

A câmera com lente teleobjetiva do Galaxy S21, por outro lado, tem 64 megapixels. Ainda que precise de mais testes para comprovar, esta é uma diferença que pode conferir algumas vantagens ao tirar fotos com zoom. Mas a variante FE possui câmera frontal de 32 MP enquanto a edição convencional tem 10 MP.

Mesmo assim, é importante observar que a resolução não diz tudo sobre a câmera. Os 32 MP permitem capturar fotos maiores, o que é interessante para quem pensa em cortá-las posteriormente. No entanto, é preciso realizar testes mais aprofundados para apontar a qualidade do conjunto fotográfico. Para fins de referência, o Galaxy S21, mesmo com seus 10 MP, deve agradar em selfies, como conta Paulo Higa em seu review.

Além disso, o Galaxy S21 FE filma em até 4K a 60 quadros por segundo (qps) enquanto o Galaxy S21 grava vídeos em até 8K a 24 qps. Não é um recurso que vai ser utilizado pela maioria dos consumidores (ocupa muito espaço no telefone e 24 quadros por segundo não entregam a fluidez dos 60 fps), mas é uma perfumaria interessante — e pode ser útil para quem trabalha com audiovisual.

Galaxy S21 FE possui câmera tripla de 12 megapixels
Galaxy S21 FE possui câmera tripla de 12 megapixels
Foto: Paulo Higa/Tecnoblog / Tecnoblog

Bateria levemente maior e menos RAM

O celular da Samsung lançado no começo de 2022 também leva uma pequena vantagem em relação à bateria. O smartphone vem com um componente de 4.500 mAh. Já o S21 tem uma peça de 4.000 mAh. Em comum, a dupla ainda possui sistema de carregamento reverso (Wireless PowerShare) e recarga sem fio.

Os usuários brasileiros, no entanto, levam menos memória RAM para casa ao comprar o Galaxy S21 FE. Isto porque o celular está à venda no Brasil apenas com 6 GB. Enquanto isso, o Galaxy S21 segue disponível nas lojas com 8 GB.

Ou seja, o S21 tende a aguentar mais aplicativos abertos simultaneamente do que o S21 FE.

O que não muda entre o Galaxy S21 e o Galaxy S21 FE?

Galaxy S21 Galaxy S21 FE
Processador Exynos 2100 Exynos 2100
Armazenamento 128 GB 128 GB
Cartão microSD? não não
Samsung Pay? sim sim

Edição brasileira com o processador Exynos 2100

Ainda assim, há semelhanças na ficha técnica. É o caso do processador Exynos 2100, um chip octa-core que marca presença em toda a linha Galaxy S21 comercializada no Brasil. Em alguns países, a Samsung vende os quatro celulares (S21, S21+, S21 Ultra e S21 FE) com o processador Qualcomm Snapdragon 888.

Há outros pontos em comum na ficha técnica que merecem o destaque. É o caso do suporte ao 5G e ao Wi-Fi 6. Os celulares ainda têm Bluetooth 5.0, NFC para pagamentos por aproximação com o Samsung Pay e GPS. Ambos também contam com porta USB-C e não possuem entrada dedicada para fones de ouvido (3,5 mm).

Samsung Galaxy S21 (foto) e S21 FE não têm entrada para cartão de memória microSD (
Samsung Galaxy S21 (foto) e S21 FE não têm entrada para cartão de memória microSD (
Foto: Paulo Higa/Tecnoblog / Tecnoblog

128 GB de espaço, mas sem microSD

Outra semelhança fica pelo armazenamento. No Brasil, a Samsung optou por vender somente a edição do Galaxy S21 FE com 128 GB. O mesmo acontece com o Galaxy S21, que está disponível no comércio nacional com a mesma quantidade de memória interna.

A ausência da entrada para cartão de memória também é ponto em comum. Em 2021, a Samsung removeu a entrada para inserir o microSD nos celulares da linha Galaxy S21. Um ano depois, a decisão permaneceu de pé e também foi levada para o Galaxy S21 FE.

Samsung Galaxy S21 FE possui porta USB-C
Samsung Galaxy S21 FE possui porta USB-C
Foto: Paulo Higa/Tecnoblog / Tecnoblog

Cara de um, focinho do outro

Como foi dito anteriormente, a dupla é tão parecida que é fácil de confundi-los. Os dois modelos têm a parte de trás de plástico e com a mesma base que abriga o conjunto fotográfico triplo. A tela plana com bordas finas e um furo para abrigar a câmera frontal também entram na lista de semelhanças entre os dois modelos.

Os dois também têm certificação IP68 e diversas opções de cores. É possível encontrar o Galaxy S21 nas opções branco, cinza, rosa e violeta. Já no caso do Galaxy S21 FE, a Samsung comercializa o celular nas cores branco, preto, violeta e verde.

Samsung Galaxy S21 foi lançado com Android 11 de fábrica
Samsung Galaxy S21 foi lançado com Android 11 de fábrica
Foto: Paulo Higa/Tecnoblog / Tecnoblog

E aí, qual comprar?

Os dois celulares têm tantas características em comum que chega a ser um pouco difícil apontar as diferenças. Ainda assim, isto não significa que os dois são iguais. Como podemos ver, há dissemelhanças em pontos específicos, como a versão do Android, quantidade de memória RAM e afins. Mas, afinal, qual comprar?

Olhando apenas para a ficha técnica, o Galaxy S21 tende a ser uma opção levemente mais potente. Isto porque o celular tem memória RAM de 8 GB, o que tende a auxiliar na execução de muitas tarefas ao mesmo tempo. Além disso, por estar há cerca de um ano no mercado e com a chegada do Galaxy S22 esperada para fevereiro de 2022, este modelo também tende a ser encontrado com preços menores em um primeiro momento.

O Galaxy S21 FE é um modelo mais novo, e possivelmente receberá atualização por mais tempo. Também há a vantagem em relação à tela levemente maior que não chega a ser tão grande como o Galaxy S21+, o que pode ser um incremento bem-vindo para algumas pessoas. O outro lado é que o smartphone possui algumas especificações inferiores, como a câmera com lente teleobjetiva de 8 megapixels. Ou seja, ele é quase que completamente parecido, mas não é igual.

O Galaxy S21 chegou ao Brasil em fevereiro de 2021 por R$ 5.999. Já o Galaxy S21 FE é uma opção mais recente, lançada em janeiro de 2022, com o preço sugerido de R$ 4.499. Portanto, deve levar um tempo até o smartphone de 2022 ser encontrado no varejo com valores mais acessíveis.

Comparativo: Galaxy S21 ou S21 FE; qual é a diferença?

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade