PUBLICIDADE

Como transferir o título de eleitor pela internet

Agora é possível transferir o seu título de eleitor diretamente pela internet, sem a necessidade de se deslocar para o local; saiba como

23 nov 2021 11h06
ver comentários
Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir a transferência do título de eleitor pela internet. Por conta da pandemia de Covid-19, a obrigação de realizar todo o processo presencialmente foi retirada. Sendo assim, tudo o que a pessoa precisa fazer é entrar no site oficial da instituição e seguir os passos descritos abaixo. Pode parecer um pouco complicado, mas não é tão assustador assim. Saiba como transferir o título de eleitor pela internet.

Título de eleitor
Título de eleitor
Foto: Reprodução/ TSE / Tecnoblog

Tempo necessário: 10 minutos.

Antes de dar início à solicitação para transferir o título de eleitor, a pessoa precisa estar com a sua situação totalmente regularizada no TSE. Todo e qualquer débito precisa ter sido pago, caso contrário o requerimento será cancelado.

  1. Digitalize os documentos

    Faça a digitalização de um comprovante de residência com o nome da pessoa que quer fazer a solicitação e um documento de identificação oficial com foto. Isso será necessário para realizar o requerimento abaixo;

    digitalização documento
    digitalização documento
    Foto: Tecnoblog
  2. Entre no site

    Visite o site oficial do TSE para transferir o título de eleitor. Clique na opção "Eleitor e Eleições";

    transferir título eleitor
    transferir título eleitor
    Foto: Tecnoblog
  3. Abra as opções

    Na aba de "Eleitor", clique na opção "Título eleitoral";

    transferir título eleitor
    transferir título eleitor
    Foto: Tecnoblog
  4. Clique mais uma vez

    Na nova página, procure do lado esquerdo a opção "Tire ou altere seu título - Título Net" e clique;

    TSE
    TSE
    Foto: Tecnoblog
  5. Realize o atendimento

    A página de atendimento à distância do Tribunal Superior Eleitoral vai ser aberta. Você vai encontrar diferentes opções, desde alteração de dados pessoais à solicitação para transferir o título de eleitor. No parágrafo de "Faça seu requerimento", clique na opção "Iniciar seu atendimento a distância". A partir daí é só preencher tudo com os seus dados. Ao finalizar, você vai receber um número de protocolo. Agora é só aguardar.

    requerimento TSE
    requerimento TSE
    Foto: Tecnoblog

Não esqueça do aplicativo e-Título

Assim que estiver com o número de protocolo em mãos, o usuário pode acompanhar todo o andamento de seu requerimento para transferir o título de eleitor. Para isso, é possível realizar as consultas pelo próprio site do TSE ou pelo aplicativo chamado de e-Título.

O e-Título está disponível para Android e iOS.

Com o app, o usuário pode verificar qualquer solicitação feita para o TSE, além do estado atual de seu título de eleitor. Também é possível usá-lo para conferir informações pessoais e ainda se candidatar a mesário voluntário.

Informações importantes sobre transferir o título de eleitor

Vale ressaltar que há um prazo para realizar o requerimento no site do TSE. Qualquer tipo de pedido de alteração de situação deve ser feito 151 dias antes do pleito. Dessa forma, o prazo para transferência acaba em maio de 2022.

É necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e que já tenha se passado um ano da data de seu alistamento eleitoral ou da última transferência de título.

Se o eleitor tiver qualquer pendência com a justiça como uma condenação criminal que ainda não foi inteiramente paga ou uma improbidade administrativa, não será possível realizar a transferência de título.

Por último, para uma pessoa que mudou de país, é necessário realizar a solicitação de transferência de domicílio eleitoral diretamente para a embaixada ou repartição consular brasileiro vinculada ao local da nova residência. É claro que dessa maneira tudo demora mais um pouco, já que passa pelas mãos de um juiz da Zona Eleitoral do Exterior antes de receber qualquer tipo de confirmação.

Pronto! Agora que você sabe como transferir o título de eleitor pela internet, já pode encarar o site do TSE por conta própria. Gostou da novidade?

Com informações: TSE.

Como transferir o título de eleitor pela internet

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade