PUBLICIDADE

Como saber a velocidade da memória RAM do seu computador

O quão rápido é a velocidade de processamento do PC; veja como saber a velocidade da memória RAM do seu computador

23 nov 2021 11h54
| atualizado em 24/11/2021 às 13h15
ver comentários
Publicidade

Seja para auxílio de tarefas de computação ou suporte aos componentes gráficos, basicamente todas as operações realizadas pelo computador dependem de sua memória RAM. Veja abaixo, como saber a velocidade da memória RAM do seu computador pelo método de identificação nominal e em tempo real.

Como saber a velocidade da memória RAM do seu computador?
Como saber a velocidade da memória RAM do seu computador?
Foto: Possessed Photography/Unsplash / Tecnoblog

Tempo necessário: 5 minutos.

Existem duas formas de se verificar a velocidade da memória RAM no computador, a primeira é nominal (aquela que foi comprada e instalada), a segunda é em tempo real (com capacidade verdadeira, velocidade e percentual de uso em tempo real).

  1. Iniciando verificação nominal

    Para iniciar a verificação nominal, basta observar o nome do modelo de memória, tanto na caixa quando as letras na placa, os 4 dígitos agrupados, correspondem a velocidade nominal da memória RAM;

    Velocidade nominal de memória RAM
    Velocidade nominal de memória RAM
    Foto: Best Memory/Divulgação / Tecnoblog
  2. Velocidade real através do app CPU-Z

    Baixe o app CPU-Z, na página oficial, faça a instalação e abra o executável. Ao abrir, o software já começa a fazer medições em tempo real sobre a situação completa do seu sistema;

    Página inicial do CPU-Z
    Página inicial do CPU-Z
    Foto: Leandro Kovacs/Reprodução / Tecnoblog
  3. Verificando a velocidade da memória RAM

    Clique na aba "Memória" e obtenha todos os dados referentes a que está instalada em seu computador, a quantidade de memórias, a velocidade de cada uma, e o quanto está sendo usado;

    Dados da memória RAM no CPU-Z
    Dados da memória RAM no CPU-Z
    Foto: Leandro Kovacs/Reprodução / Tecnoblog
  4. Velocidade memória RAM = DRAM Frequency

    Se atente a informação com o nome de DRAM Frequency, nela está contida a velocidade em MHz que opera a memória RAM do seu computador.

    Informação precisa da velocidade da RAM no CPU-Z
    Informação precisa da velocidade da RAM no CPU-Z
    Foto: Leandro Kovacs/Reprodução / Tecnoblog
Quais são os tipos de memória RAM existentes?

Os tipos de memória RAM se dividem em 3 grupos: SRAM, DRAM e VRAM. Onde o SRAM significa Static Random Access Memory. Esta RAM particular armazena dados usando quatro a seis transistores da célula de memória. A RAM é geralmente usada pelo processador do computador como memória cache.

A DRAM significa Dynamic Random Access Memory. Este tipo de RAM permite que seu computador armazene todos os dados bit a bit e separadamente, em um capacitor que se atualiza a cada momento. Se não conseguir atualizar regularmente, todos os dados e informações armazenados serão excluídos automaticamente.

A VRAM significa Video Random Access Memory e é especificamente a memória RAM dedicada de sua placa de vídeo para processamentos gráficos, liberando a DRAM para outras funções prioritárias.

Qual é a principal memória RAM usada pelo computador?

É a DRAM, responsável pela maioria dos processamentos do computador, ela ainda se divide em 3 subgrupos distintos.

SDRAM: Synchronous Dynamics Access Memory armazena dados com capacitores que usam circuitos integrados.

RDRAM: Rambus Dynamic Random Access Memory funciona de forma paralela. Oferece capacidade de dados de 800 MHz a 1600 Mbps. Porém, a taxa de alta velocidade causa mais calor no computador.

DDR SDRAM: Double Data Synchronous Dynamic Random Access Memory age como SDRAM apenas que fornece mais velocidade. Isso também determina outros tipos de RAM; DDR1, DDR2, DDR3 e DDR4. Eles identificam o nível da velocidade DDR.

Como saber a velocidade da memória RAM do seu computador

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade