PUBLICIDADE

Como funciona o YouTube Kids [Guia para iniciantes]

Versão para crianças tem timer no app para dispositivos móveis e entrega conteúdo por faixa etária; Saiba mais sobre o YouTube Kids

12 set 2021 12h02
ver comentários
Publicidade

O YouTube Kids é a versão "filtrada" do YouTube — criada para entregar uma experiência adequada às crianças. Ou seja, é um aplicativo à parte que oferece interface simplificada e divertida, conteúdo de acordo com a faixa etária e recursos de segurança e controle parental. Dessa forma, os pais podem monitorar o que os filhos estão assistindo. Veja, neste guia para iniciantes, alguns destaques sobre o aplicativo.

YouTube Kids app
YouTube Kids app
Foto: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog / Tecnoblog

Índice

  • 1. Baixe o aplicativo ou acesse o site
  • 2. Tipos de perfil e conteúdo
  • 3. YouTube Kids: interface simples e divertida
  • 4. Configurações e timer: limite o tempo de uso
  • 5. Segurança: quais os tipos de filtro?
  • 6. Sinalize ou bloqueie vídeos no YouTube Kids

1. Baixe o aplicativo ou acesse o site

Como já dito, o YouTube Kids é um aplicativo à parte. Sendo assim, você pode fazer o download na loja de apps do seu smartphone ou tablet — Google Play Store ou App Store. É requisitado iOS 8 ou posterior e Android 4.1 ou versões mais recentes.

Além disso, é possível baixar o app em Smart TVs e usar um console de jogos ou Chromecast para assistir os vídeos do app na sua TV. Se preferir assistir pelo computador, há também a versão web [www.youtubekids.com].

2. Tipos de perfil e conteúdo

Primeiramente, vale destacar que o perfil da criança no aplicativo YouTube Kids é vinculado à conta Google do adulto responsável. Dessa forma, ao fazer download do app, é preciso fazer login na sua própria conta para, então, criar o perfil de cada criança da família — é permitido criar até oito. 

Outro detalhe importante é: se o adulto tiver uma conta YouTube Premium, a criança também vai desfrutar de vídeos sem anúncios pagos na versão kids do app. Nas etapas para criar o perfil infantil, são oferecidas quatro opções de experiência:

  • Pré-escolar (até quatro anos);
  • Crianças menores (de cinco a oito anos);
  • Crianças maiores (de nove a 12 anos);
  • Aprovar conteúdo por conta própria.

Essa divisão tem o objetivo de oferecer conteúdos mais assertivos para cada faixa etária. Isto é, vídeos que estimulam a criatividade, a diversão e o aprendizado de acordo com as etapas da infância. Os resultados de pesquisa são limitados a conteúdos indicados para cada grupo. Entretanto, como nem todo vídeo é analisado de forma manual, você pode bloquear ou denunciar o que achar inadequado.

Crie perfis segundo a idade da criança
Crie perfis segundo a idade da criança
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

Por outro lado, também é permitido que o adulto faça a seleção do que a criança pode assistir. Se escolher a opção "aprovar conteúdo por conta própria", apenas os canais e coleções aprovados pelo responsável ficam disponíveis. Neste tipo de configuração, a pesquisa no app fica desativada para o seu filho.

3. YouTube Kids: interface simples e divertida

Quando a criança entrar no perfil, um menu com quatro opções principais será exibido: séries, música, aprender e explorar. Em séries, é possível assistir coleções e maratonas de desenhos animados, por exemplo. Como o próprio nome já sugere, em "Música", os vídeos para cantar e dançar ganham espaço.

Na seção "Aprender", há desde tutoriais para produzir artesanatos a vídeos de experiências científicas. Em "explorar", é possível procurar conteúdos de todos os tipos. Por último, a lupa permite fazer buscas mais específicas.

Menu principal do app
Menu principal do app
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

A tela principal também exibe a seção "Privacidade", que é reservada para os pais e/ou responsáveis. Este menu conta com as ferramentas de configuração, timer, comentários e vídeos off-line. Para destravar a seção, é preciso inserir a resposta certa de uma conta de multiplicação ou definir uma senha. É recomendável criar uma senha para, de fato, restringir o acesso. 

4. Configurações e timer: limite o tempo de uso

Em configurações, na seção "meus filhos", você pode revisar as permissões de cada perfil. É possível mudar a faixa etária, desativar a busca na barra de pesquisa, limpar e pausar o histórico de exibição. 

Seção de configurações do app
Seção de configurações do app
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

Na seção "Vídeo", há opção para ativar a transmissão em outras telas, editar legendas e permitir que vídeos em HD só sejam reproduzidos quando há conexão à rede Wi-Fi. Além disso, em "verificação do responsável", o adulto pode criar uma senha personalizada para proteger a área de configurações.

O timer é uma ferramenta que se destaca na seção restrita ao adulto. Com esse recurso, é possível estipular o tempo máximo no qual a criança poderá usar o aplicativo. Quando o tempo esgota, o app é bloqueado.

Limite o tempo de uso do app
Limite o tempo de uso do app
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

5. Segurança: quais os tipos de filtro?

Segundo o YouTube, para um vídeo ser incluído no app versão kids, o conteúdo deve ser considerado adequado para toda a família. Para isso, filtros automatizados avaliam diversos aspectos da mídia, como títulos, a imagem de miniatura e o conteúdo do próprio vídeo. 

Para ampliar esse "pente fino", a revisão humana também faz parte do esforço para criar um ambiente virtual seguro. De igual importância é o feedback dos usuários, já que nenhum sistema automatizado é perfeito.

6. Sinalize ou bloqueie vídeos no YouTube Kids

A sinalização de vídeos faz parte do feedback do usuário. Ao denunciar, você indica que aquele determinado conteúdo é inadequado para todas as pessoas que usam o app. Ou seja, é uma forma de dizer que o vídeo não deveria ser exibido no YouTube Kids. O time de revisores do app fará uma avaliação e o conteúdo poderá ser excluído. 

Para denunciar um vídeo no app para smartphone, toque na tela e, depois, toque no menu de três pontos que aparece no canto superior direito. Confirme em "denunciar". Entretanto, se a sua intenção é impedir que um vídeo específico não seja exibido para a sua família, basta bloqueá-lo. A alternativa para bloquear fica ao lado da opção para denunciar. 

Denuncie ou bloqueie vídeos
Denuncie ou bloqueie vídeos
Foto: Reprodução/Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog

Em conclusão, o download do YouTube Kids é bem válido para oferecer um formato de entretenimento direcionado e mais seguro para os pequenos. Além disso, as ferramentas de controle parental e o vínculo com a conta Google do adulto permitem o acompanhamento minucioso da programação assistida pelas crianças. 

Com informações de: YouTube Kids

Como funciona o YouTube Kids [Guia para iniciantes]

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade