PUBLICIDADE

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular

Saiba o passo a passo de como fazer a prova de vida do INSS pelo celular, quem pode fazer e conheça também o novo calendário

16 jun 2021 20h32
ver comentários
Publicidade

Fazer a prova de vida é um processo que todo beneficiário do INSS é obrigado a fazer para manter o benefício. Se antes era preciso que o cidadão fosse até uma agência bancária para concluir o processo, o procedimento também pode ser feito digitalmente pelo aplicativo MeuGov.br, disponível para dispositivos Android e iOS. Veja, a seguir, como fazer a prova de vida do INSS pelo celular.

App Meu Gov.br
App Meu Gov.br
Foto: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog / Tecnoblog

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular

  1. Baixe o aplicativo MeuGov.br na Play Store (Android) ou App Store (iOS) aplicativos e toque em "Entrar com gov.br";
  2. Digite seu CPF, sua senha de cadastro e autorize os termos de uso. Caso não se lembre da senha de acesso, é possível alterá-la em "Esqueci minha senha";
  3. Como fazer a prova de vida do INSS
    Como fazer a prova de vida do INSS
    Foto: Reprodução/MeuGov.br / Tecnoblog
  4. Na sequência, é preciso que você autorize que o aplicativo acesse suas informações pessoais e também permita que o app tire fotos e grave vídeos (será necessário no passo a seguir);
  5. Como fazer a prova de vida do INSS
    Como fazer a prova de vida do INSS
    Foto: Reprodução/MeuGov.br / Tecnoblog
  6. Uma tela com um tutorial deve surgir. Siga as instruções que aparecerão na tela e complete a validação da biometria facial;
  7. Como fazer a prova de vida do INSS
    Como fazer a prova de vida do INSS
    Foto: Reprodução/MeuGov.br / Tecnoblog
  8. Pronto, você deve receber uma mensagem de sucesso da validação facial na tela do celular. Porém, caso tenha dado alguma falha no processo, é só repetir os passos anteriores.

O INSS usa esse procedimento de validação facial para realização da sua prova de vida. Aliás, você receberá uma notificação no aplicativo MeuGov.br quando o Instituto concluir o processo.

Quem pode fazer a prova de vida pelo celular

De acordo com a Caixa, desde 2012, todos os beneficiários do INSS precisam fazer a prova de vida para continuar a receber seus benefícios.

O procedimento é obrigatório para todas as pessoas que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Entretanto, pelo celular, isso só é possível para cidadãos com biometria cadastradas no sistema do governo.

"O procedimento por biometria tem validade oficial e é feito utilizando a base de dados do governo. Para utilizar a funcionalidade, é necessário que o usuário tenha feito a coleta de biometria para o título de eleitor, além de possuir uma conta no gov.br, o portal de serviços de governo", explica o gerente do Departamento de Negócio Soluções de Gestão para Governo Digital do Serpro, Felipe Lopes, em comunicado à imprensa.

Entretanto, caso não seja possível a realização da prova de vida pelo celular, a orientação do INSS é que o cidadão procure a agência bancária responsável pelo recebimento do benefício.

Calendário da prova de vida do INSS

O calendário abaixo é referente à data limite para que os beneficiários do INSS façam a nova prova de vida pelo aplicativo ou agência bancária responsável pelo pagamento. O cronograma é organizado conforme o vencimento da prova de vida anterior.

Mês que a prova de vida venceu Novo prazo para realização do exame
março e abril de 2020 junho de 2021
maio e junho de 2020 julho de 2021
julho e agosto de 2020 agosto de 2021
setembro e outubro de 2020 setembro de 2021
novembro e dezembro de 2020 outubro de 2021
janeiro e fevereiro de 2021 novembro de 2021
março e abril de 2021 dezembro de 2021

Com informações: Caixa

Como fazer a prova de vida do INSS pelo celular

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade