PUBLICIDADE

Como escolher uma cadeira de escritório ergonômica

Saiba as principais características que você deve analisar no momento de comprar uma cadeira de escritório ergonômica

8 dez 2021 12h33
| atualizado em 12/12/2021 às 17h40
ver comentários
Publicidade

Escolher os móveis que vão compor a sua estação de trabalho pode não ser uma tarefa tão simples. Entre os itens que constituem esse ambiente, a cadeira merece destaque. Quando o trabalho — e/ou o estudo — exige que a pessoa passe longos períodos de tempo sentada, a qualidade deste item vai impactar tanto na sua saúde, quanto na sua produtividade. Neste contexto, uma cadeira de escritório ergonômica é um bom investimento. Veja os pontos que merecem a sua atenção no momento da compra.

Veja como escolher uma cadeira de escritório ideal para você
Veja como escolher uma cadeira de escritório ideal para você
Foto: Infralist.com/Unsplash / Tecnoblog

O que os olhos não veem, a lombar sente (e sente dor!). A beleza do móvel é importante sim, porém algumas características devem ter um peso maior no momento de escolher uma cadeira de escritório ergonômica. 

Na hora de selecionar o produto, alguns tópicos devem ser analisados: ajustabilidade dos componentes, encosto com suporte adequado para as costas (principalmente para a lombar), mecanismo de inclinação, mobilidade (cadeira com rodinhas ou não) e, por fim, o material de composição do assento e encosto. Entenda cada ponto:

Índice

  • 1. Componentes ajustáveis
  • 2. Encosto com apoio para a lombar
  • 3. Inclinação
  • 4. Mobilidade
  • 5. Material do produto

1. Componentes ajustáveis

Neste quesito, é importante avaliar se a cadeira permite que você permaneça com a postura correta: os pés devem estar apoiados no chão, as coxas devem estar paralelas ao solo e os antebraços paralelos à superfície de trabalho. 

Sendo assim, verifique se o móvel tem regulagem de altura e compatibilidade com a sua mesa. Caso contrário, você pode ficar posicionado de forma mais alta ou mais baixa do que deveria. No primeiro caso, áreas sensíveis atrás dos joelhos podem receber muita pressão e a circulação sanguínea pode ser prejudicada. Já no segundo caso, se os joelhos ficarem mais altos do que o quadril, o peso do seu corpo pode ficar mal distribuído e, consequentemente, causar desconforto e dores.

Requisitos de uma cadeira de escritório ergonômica
Requisitos de uma cadeira de escritório ergonômica
Foto: Reprodução/ErgoPlus / Tecnoblog

Cheque, também, se é possível ajustar a distância entre o assento e o encosto da cadeira. Isto é, deslizá-lo para frente ou para trás. Esse tópico é importante para avaliar se o produto é adequado para o comprimento das suas pernas. 

Outro componente que pode ser regulável é o apoio de braço. Verifique se essa peça também desliza para frente e para trás. Enquanto você não está digitando, esse suporte deve oferecer repouso para os seus braços e contribuir para o relaxamento dos ombros.

2. Encosto com apoio para a lombar

Além de oferecer apoio para o maior perímetro possível das costas, é importante que a sua cadeira de escritório ergonômica tenha um bom suporte para a região inferior da coluna. Vale destacar que a lombar tem uma curvatura natural e é importante que o produto apresente um apoio correto e ajustável — de altura e profundidade — para essa área. Quando não há o devido suporte, o desleixo com a postura é facilitado, provocando desconforto e dores.

3. Inclinação

A inclinação é um dos fatores que permitem uma maior liberdade de movimento. Com o recurso, é possível reclinar sem forçar os braços ou ombros enquanto trabalha. É interessante avaliar se a cadeira também oferece uma trava desse mecanismo, para quando não quiser usá-lo. 

4. Mobilidade

A cadeira deve permitir que você se movimente livremente pela sua estação de trabalho. Entretanto, neste contexto, também é preciso levar em consideração o tipo de mesa que compõe o ambiente. É uma mesa longa ou curta? O móvel é em formato de "L"? Essas características são importantes para decidir se a cadeira ideal deve ter ou não as rodinhas e se ela deve ser giratória ou não.

5. Material do produto

Para manter o conforto a longo prazo, é preciso avaliar alguns detalhes sobre o material do assento e, também, do encosto. É importante que a devida distribuição do peso seja feita. Sendo assim, é interessante que a cadeira não tenha um material de preenchimento excessivamente macio e nem muito rígido. O estofamento também deve ter boa resistência para que, com o uso, haja pouca deformação (principalmente no assento). 

Certamente, uma cadeira de escritório ergonômica que cumpre todos esses requisitos tem um preço mais alto. Porém, é preciso ter em mente que comprar um produto de boa qualidade é um investimento importante, principalmente, quando você passa muitas horas sentado.

Pesquisar preços mais baixos, cupons e cashback faz parte da missão de encontrar a melhor cadeira para você e, nesta tarefa, os Achados do TB  podem te ajudar. Vale conferir! 

Com informações de: SPINE-health, ErgoPlus e Ergotherapy

Como escolher uma cadeira de escritório ergonômica

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade