PUBLICIDADE

Como denunciar fake news no Twitter

Com o intuito de avisar usuários sobre tuítes considerados "enganosos", a rede social liberou uma função para denunciar fake news no Twitter

17 jan 2022 18h35
ver comentários
Publicidade

Após lidar com uma enxurrada de críticas do público brasileiro que subiu uma hashtag marcando a empresa, o Twitter finalmente liberou a ferramenta para denunciar fake news em sua rede social. Previamente disponível em países como EUA e Coreia do Sul, o recurso chegou para o público do Brasil junto com outras nações como Espanha e Filipinas. Saiba como garantir a denúncia de conteúdos enganosos.

App do Twitter
App do Twitter
Foto: Souvik Banerjee/ Unplash / Tecnoblog

Tempo necessário: 5 minutos.

Assim que você identificar um tuíte que propaga fake news, você pode denunciar diretamente pelo próprio Twitter.

  1. Abra as opções

    No tuíte que está oferecendo qualquer conteúdo enganoso, clique nos três pontos no canto superior direito para abrir as opções;

    twitter fake news
    twitter fake news
    Foto: Tecnoblog
  2. Comece a denúncia

    Clique na opção "Denunciar Tweet";

    denunciar fake news twitter
    denunciar fake news twitter
    Foto: Tecnoblog
  3. Escolha o motivo

    Para denunciar pelo Twitter por causa de fake news, é importante escolher a opção "As informações são enganosas";

    denunciar fake news twitter
    denunciar fake news twitter
    Foto: Tecnoblog
  4. Defina o tipo

    Três opções vão surgir: "Política", "Saúde", "Outra coisa". Escolha qual o tipo de informação enganosa que você se deparou no tuíte;

    Twitter
    Twitter
    Foto: Tecnoblog
  5. Conclua

    Por fim, você pode clicar no botão "Concluído" para finalizar ou realizar formas de impedir que a fonte do tuíte reapareça em sua timeline. Para isso, há opções como bloquear, silenciar ou simplesmente deixar de seguir.

    Twitter
    Twitter
    Foto: Tecnoblog

O que acontece depois de denunciar fake news no Twitter?

Após realizar a denúncia, o usuário deve receber dentro de 24 horas uma mensagem de confirmação da rede social. A partir daí, a conta que enviou o tuíte com fake news será analisada. Caso for constatado que normas e políticas do Twitter tenham sido violados, providências passam a ser tomadas.

As punições podem ser desde suspensão temporária da conta a uma exclusão permanente. Caso o Twitter precise de mais informações, é possível que a empresa entre em contato com quem denunciou. Vale ressaltar que depois de denunciar uma postagem por fake news no Twitter, o tuíte mencionado passará a ter um aviso no lugar do conteúdo original até que tudo seja solucionado.

Durante todo o processo, a pessoa que realizou a denúncia é informada de qualquer novidade via mensagens pela companhia.

É importante que os usuários se mantenham vigilantes para impedir que casos de informações enganosas sejam espalhados pela popular rede social. Dessa forma, o ambiente pode se tornar mais confortável para todos.

O que você acha desse novo recurso do Twitter? Conta pra gente a sua opinião!

Com informações: Twitter.

Como denunciar fake news no Twitter

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade