PUBLICIDADE

Cingapura vai distribuir dispositivo de rastreamento de coronavírus para população

5 jun 2020 - 14h54
Compartilhar
Exibir comentários

Cingapura planeja fornecer um dispositivo para identificar pessoas que interagiram com portadores de coronavírus a cada um de seus 5,7 milhões de habitantes, o que pode se tornar um dos mais abrangentes esforços de rastreamento de contatos do mundo.

Vista de pessoa usando dispositivo de rastreamento para tratamento de saúde.
Vista de pessoa usando dispositivo de rastreamento para tratamento de saúde.
Foto: Reuters

O teste de pequenos dispositivos, que podem ser usados no final de um cordão ou transportados em uma bolsa de mão, segue a adoção de um sistema anterior baseado em smartphone e reforçou preocupações de privacidade sobre a tecnologia de rastreamento.

A pequena cidade-Estado, com um dos números mais altos de casos de Covid-19 da Ásia, é um dos muitos países que tenta usar a tecnologia para permitir a reabertura segura da economia.

O dispositivo, que será lançado em breve, não depende de um smartphone e poderá ser distribuido a todos em Cingapura, disse Vivian Balakrishnan, ministra responsável pela iniciativa de nação inteligente nesta sexta-feira.

O governo não especificou se carregar consigo o dispositivo será obrigatório.

O aplicativo anterior, TraceTogether, teve problemas especialmente em dispositivos da Apple. Balakrishnan disse que repetidas discussões com a Apple não conseguiram resolver o problema.

Algumas empresas já adotaram dispositivos para rastreamento de contatos em locais onde o uso de smartphones é restrito, enquanto governos como os de Bahrain e Hong Kong os usaram para monitorar pessoas em quarentena.

David Su, presidente-executivo da empresa de chips sem fio Atmosic, disse esperar que "vários governos, se não todos os governos da Ásia" adotem dispositivos vestíveis, porque eles são uma maneira acessível e confiável de garantir o rastreamento automatizado de contatos.

Uma pulseira simples com chip bluetooth, bateria e memória pode custar cerca de 10 dólares, ou possivelmente menos, de acordo com fornecedores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade