PUBLICIDADE

Cientistas usam drones para monitorar saúde das baleias

4 fev 2019 - 12h41
Compartilhar
Exibir comentários

O velho grito dos marinheiros ao avistar uma baleia está ganhando novo significado à medida que cientistas recorrem a drones para coletar amostras expelidas pelos mamíferos e acompanhar sua saúde.

 Baleia jubarte e filhote nadam próximo a ilha La Reunión. 17/10/2018. REUTERS/TV.
Baleia jubarte e filhote nadam próximo a ilha La Reunión. 17/10/2018. REUTERS/TV.
Foto: Reuters

A pesquisadora marinha Vanessa Pirotta, da Universidade Macquarie, em Sydney, diz que um drone foi usado pela primeira vez para coletar muco de baleia jubarte no mar, em uma técnica que pode ajudar a monitorar a saúde das baleias em todo o mundo.

"Nós estamos coletando aquela nuvem visível de spray saindo da baleia, quando elas vêm à superfície para respirar", disse ela à Reuters Television.

"Essa abordagem pode, em última análise, permitir uma melhor compreensão dos padrões e causadores da emergência de doenças em populações selvagens", disseram Pirotta e oito coautores em artigo publicado no periódico científico, Viruses.

Os cientistas ainda acrescentaram que coletaram amostras de 19 baleias jubarte durante a migração anual para o norte, que vai da Antártica ao norte da Autrália.

O spray é coletado em uma placa de petri anexada em um drone, com uma tampa aberta pelo piloto da aeronave enquanto o drone voa sobre a baleia.

O método é menos invasivo que utilizar um barco para se aproximar e coletar as amostras com uma vara, disse Pirrota, e representa um avanço em relação às técnicas anteriores, que dependiam de amostras de baleias encalhadas ou mortas com essa finalidade.

"Nós podemos adaptar esse método para outras populações de baleias ao redor do mundo que não estão tão bem, como a baleia franca do atlântico norte, Pirotta acrescentou.

A proibição internacional da caça às baleias entrou em vigor em 1986, mas o Japão, que diz que comer baleia é parte de sua cultura, afirmou no ano passado que retomaria a caça comercial a partir de julho, em suas águas e na zona econômica exclusiva.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade