0

Cientistas treinam drones 'ninjas' que desviam de objetos à queima-roupa

Pesquisadores da Universidade de Zurich usam câmera especial para gerar reações imediatas de quadric...

16 mai 2019
11h01
  • separator
  • 0
  • comentários

Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, criaram um mecanismo que deixa drones mais inteligentes em reação. Eles conseguiram treinar quadricópteros a ponto de eles desviarem de objetos arremessados contra eles à queima-roupa — tudo de forma automática e com reações bastante rápidas.

Foto: TecMundo

A tecnologia responsável por isso é a chamada "câmera de evento", que é diferente das tradicionais. Esse método detecta uma mudança brusca de pixels no campo de visão, o que indica que algo diferente apareceu nas proximidades e está indo na sua direção. É isso que permite a geração de uma ação de desvio em um tempo de resposta praticamente imediato.

Normalmente, você pode desestabilizar ou até derrubar um modelo tradicional se conseguir acertar um objeto nele de forma certeira, já que um drone (mesmo autônomo) não tem um mecanismo para esquiva. O máximo que ele faz é contornar obstáculos fixos, como uma árvore ou um poste. O vídeo abaixo mostra bem como isso funciona: 

Por enquanto, ainda há várias dificuldades em implementar essa tecnologia. Câmeras de evento são bastante caras e por enquanto inviáveis comercialmente. Além disso, há alguns problemas técnicos, como maior gasto de energia e necessidade de ter um motor poderoso para fazer os movimentos rápidos.

Ainda assim, os pesquisadores estão confiantes na tecnologia. Se colocada na prática, ela que pode fazer com que drones desviem de pessoas numa multidão ou pássaros no céu, por exemplo, e evitem acidentes ou colisões com objetos em movimento.

TecMundo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade