PUBLICIDADE

Chinesa Huawei rebate preocupações de segurança australiana em meio a tensões entre os dois países

18 jun 2018 - 12h59
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante de equipamentos de telecomunicações chinesa Huawei Technologies refutou as alegações da Austrália de que a empresa representa um risco à segurança, classificando as críticas como "mal informadas" em uma carta aberta nesta segunda-feira que ameaça potencializar as tensões de entre Austrália e China.

REUTERS/Aly Song
REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

A Austrália deve proibir a Huawei de participar de um lançamento de telecomunicações móveis 5G no país, já que teme que a empresa seja controlada de fato pela China e que infra-estruturas sensíveis caiam nas mãos de Pequim, de acordo com reportagens da mídia australiana.

A Huawei nega as acusações e, em um movimento que ameaça atrair políticos australianos para uma disputa pública que vai manchar ainda mais as relações com a China, descarta as preocupações de segurança australianas.

"O recente comentário público em torno da China fez referência à Huawei e seu papel na Austrália e provocou algumas observações em torno das preocupações de segurança", escreveram John Headerby, presidente do conselho da Huawei Austrália, e Lance Hockridge, presidente da Huawei Austrália, na carta sem precedentes.

"Muitos desses comentários são mal informados e não baseados em fatos".

A Huawei, maior fabricante mundial de equipamentos para redes de telecomunicações e terceira maior fornecedora de smartphones, já foi virtualmente excluída do gigante mercado norte-americano devido a preocupações com a segurança nacional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade