PUBLICIDADE

China: iPhone é perigo para a segurança nacional, diz TV

Uma matéria da CCTV criticou a função de "serviço de localização" por permitir que usuários sejam rastreados e informações reveladas

11 jul 2014 - 10h11
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A companhia também têm sido criticada por atendimento de má qualidade aos consumidores chineses</p>
A companhia também têm sido criticada por atendimento de má qualidade aos consumidores chineses
Foto: Divulgação

A CCTV classificou nesta sexta-feira o smartphone da Apple, o iPhone, como uma ameaça à segurança nacional devido à capacidade do smartphone de fazer um registro das localizações dos usuários com data e hora.

Uma matéria da emissora de TV estatal chinesa criticou a função de "Serviço de Localização" por permitir que usuários sejam rastreados e que informações sobre eles sejam reveladas. "Estes são dados extremamente sensíveis", disse um pesquisador entrevistado pela emissora. Se os dados forem acessados, podem revelar a situação econômica de todo um país e "até mesmo segredos de Estado", disse o pesquisador.

A Apple tem frequentemente ficado sob os holofotes da mídia estatal chinesa, que acusa a companhia de fornecer dados de usuários para agências de inteligência dos Estados Unidos e pede "punições severas". A companhia também têm sido criticada por atendimento de má qualidade aos consumidores. 

A Apple não foi encontrada de imediato para comentar.

China x EUA

A companhia sediada na Califórnia não é a única empresa americana a sofrer a ira da mídia chinesa. Os serviços do Google sofreram interrupções na China por mais de um mês, e o Centro de Compras do Governo Central proibiu que novos computadores do governo usem o sistema operacional Windows 8 da Microsoft.

Outras empresas norte-americanas de hardware como a Cisco Systems e a IBM sofreram o que analistas e companhias chamaram de "Efeito Snowden", após revelações de espionagem feitas por Edward Snowden, ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade