PUBLICIDADE

China exige explicação dos EUA sobre espionagem na Huawei

Hong Lei, o porta-voz, disse que a China está "extremamente preocupada" sobre as alegações de espionagem

24 mar 2014 - 09h14
(atualizado às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Exigimos que os Estados Unidos deem uma explicação clara e parem com tais atos, disse Hong Lei</p>
Exigimos que os Estados Unidos deem uma explicação clara e parem com tais atos, disse Hong Lei
Foto: David Gray / Reuters

A China quer uma explicação clara de Washington sobre um relato de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, a NSA, teria infiltrado servidores na sede da gigante de telecomunicações Huawei Technologies , disse um porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China nesta segunda-feira.

Hong Lei, o porta-voz, disse que a China está "extremamente preocupada" sobre as alegações de espionagem. 

"Recentemente, a mídia internacional produziu muitos relatos sobre a espionagem, vigilância e roubo de segredos praticados pelos Estados Unidos contra outros países, incluindo a China", disse Lei em uma coletiva de imprensa. "A China já apresentou muitas reclamações aos EUA sobre isso. Exigimos que os Estados Unidos deem uma explicação clara e parem com tais atos", completou.

O New York Times e a revista alemã Der Spiegel publicaram matérias no sábado sobre documentos secretos, fornecidos pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden, detalhando a operação de espionagem.

A Der Spiegel também relatou que a NSA tinha como alvo a liderança política da China, incluindo o ex-presidente Hu Jintao, além dos ministérios do Comércio e das Relações Exteriores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade