PUBLICIDADE

Chefe de segurança diz que Rússia vai cooperar com os EUA contra hackers

23 jun 2021 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia trabalhará com os Estados Unidos para localizar criminosos cibernéticos, disse o chefe do serviço de segurança russo nesta quarta-feira, uma semana depois de os presidentes dos países concordarem em aumentar a cooperação em certas áreas.

Alexander Bortnikov, chefe de agência de segurança russa, em Moscou
 11/12/2019  Pavel Golovkin/Pool via REUTERS
Alexander Bortnikov, chefe de agência de segurança russa, em Moscou 11/12/2019 Pavel Golovkin/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Alexander Bortnikov disse que a agência de segurança seguirá acordos firmados por Vladimir Putin e Joe Biden durante conversas sobre questões de segurança cibernética ocorridas durante uma cúpula da semana passada na Suíça, seu primeiro encontro cara a cara desde que Biden tomou posse em janeiro.

"Trabalharemos juntos (para localizar hackers) e esperamos reciprocidade", disse Bortnikov em uma conferência de segurança em Moscou, segundo a agência de notícias RIA.

Outra autoridade de alto escalão disse que Moscou está esperando uma resposta de Washington sobre consultas a respeito de questões de segurança cibernética, relatou a agência de notícias Tass.

Na cúpula, Biden disse a Putin que parte da infraestrutura crítica deve estar "fora do alcance" de ataques virtuais depois que criminosos cibernéticos em busca de resgate provocaram o fechamento temporário de uma grande rede de oleodutos dos EUA, interrompendo o fornecimento de combustível e provocando uma corrida aos postos de abastecimento.

Em alguns casos de ataques cibernéticos, os EUA acusam os responsáveis de trabalharem diretamente para o governo russo ou do território russo. O Kremlin nega qualquer envolvimento estatal nas ações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade