2 eventos ao vivo

Celulares com NFC poderão fazer recarga sem fio de caneta stylus

Nova forma de carregamento pode facilitar a adoção da caneta stylus em mais smartphones no futuro

20 nov 2020
21h49
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Universal Stylus Initiative (USI) e o NFC Forum estão estudando uma nova forma de recarga sem fio para canetas stylus. A proposta é que o novo padrão utilize a tecnologia NFC, já presente em muitos celulares, para o carregamento do componente, o que excluiria a necessidade de um sistema dedicado no interior do dispositivo.

S Pen (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
S Pen (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Foto: Tecnoblog

O novo padrão usa frequência base de 13,56 MHz e pode permitir o fornecimento de até 1W por NFC, o que seria suficiente para realizar o carregamento da caneta. A vantagem principal é a eliminação do sistema de recarga dedicado para stylus, o que além de reduzir custos, poderia liberar espaço para outros recursos, como uma bateria maior, por exemplo.

O WLC do NFC Forum já estava em fase de estudos e havia sido reportado em maio deste ano. De acordo com Koichi Tagawa, presidente do grupo, o projeto "é adequado para carregar canetas USI porque permitirá um mercado globalmente interoperável".

A ideia é que a tecnologia seja aberta - isto é, qualquer fabricante poderia tirar proveito dela para adicionar canetas stylus aos seus aparelhos de forma relativamente mais simples.

Cabe lembrar que o NFC Forum conta com o patrocínio de empresas como Apple e Google, e um dos membros é a Samsung, o que abre a possibilidade para que o projeto apareça em diversos aparelhos no futuro. A expectativa é de que os primeiros produtos com a tecnologia sejam vistos a partir de 2021.

Com informações: XDA-Developers e NFC Forum

Celulares com NFC poderão fazer recarga sem fio de caneta stylus

Veja também:

Como a Tesla fez de Musk a 2ª pessoa mais rica do mundo
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade