PUBLICIDADE

Vice da Apple ataca Android e Samsung antes do anúncio do Galaxy S4

Phil Schiller critica fragmentação do Android: "apenas 16% dos usuários do Android usam versões com um ano ou menos"

14 mar 2013 - 13h46
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Phil Schiller, durante o lançamento do iPad mini
Phil Schiller, durante o lançamento do iPad mini
Foto: Getty Images

O vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, atacou o "fragmentado" Android e a principal usuária do software do Google, a Samsung Electronics, um dia antes do lançamento nos EUA da mais nova versão do Galaxy.

O ataque do executivo a um concorrente, um evento raro, na véspera da estreia mundial do Galaxy S4 ilustra a dimensão da pressão sobre a empresa que perdeu para a Samsung em 2012 a liderança em smartphones.

Schiller disse à Reuters na quarta-feira que pesquisas do próprio Google apontavam que a vasta maioria dos usuários do Android continuava com versões mais antigas do software e que o novo Galaxy pode ser lançado com um sistema operacional criado um ano atrás e que necessitará de atualização.

"Com base nos dados deles, apenas 16% dos usuários do Android usam versões com um ano ou menos", disse. "Mais de 50% usam software com dois anos ou mais. Uma diferença realmente grande", acrescentou. Schiller disse que a fragmentação, ou seja, as inúmeras versões diferenciadas do Android existentes no mercado, cria problemas para os usuários.

Cada versão atualizada do sistema operacional Android precisa ser testada antes do lançamento para confirmar que funciona com múltiplos aparelhos, e isso desacelera as atualizações.

Isso acontece porque alguns fabricantes, a exemplo da Amazon, empregam versões pesadamente adaptadas do Android. "E isso se estende às notícias que estamos ouvindo esta semana de que o Samsung Galaxy S4 chegará às lojas com um sistema operacional com quase um ano de lançado. Os clientes terão de esperar antes de obter uma atualização", avisou.

Schiller apontou para múltiplas pesquisas de terceiros que demonstravam que as pessoas que têm aparelhos iOS os usam mais do que donos de Android usam esse sistema, e que metade dos usuários do iOS está empregando a mais recente versão do software.

Imagens do que seria o Galaxy S4 vazam na web; veja:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade