PUBLICIDADE

Samsung pesquisa uso de dispositivos com força do pensamento

Os pesquisadores da Samsung estão testando como as pessoas podem usar seus pensamentos para abrir um aplicativo ou enviar uma mensagem

22 abr 2013 - 08h29
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisa, ainda em estágio inicial, usa uma touca plástica coberta com eletrodos e um tablet
Pesquisa, ainda em estágio inicial, usa uma touca plástica coberta com eletrodos e um tablet
Foto: Samsung / Reprodução

A Samsung está pesquisando formas de usar o controle da mente como uma forma de controlar seus dispositivos móveis. A esperança é permitir que pessoas com dificuldades de mobilidade possam se comunicar mais facilmente na sociedade moderna e ampliar a forma com que todas as pessoas interagem com os dispositivos eletrônicos. As informações são do jornal Daily Mail.

Os pesquisadores da Samsung estão testando como as pessoas podem usar seus pensamentos para abrir um aplicativo, enviar uma mensagem, selecionar uma música de uma lista de reprodução ou ligar ou desligar um Samsung Galaxy Note 10.1. A pesquisa está sendo feita em parceria com Roozbeh Jafari, professor assistente de engenharia elétrica na Universidade do Texas, em Dallas.

A pesquisa, ainda em estágio inicial, usa uma touca plástica coberta com eletrodos e um tablet. Com esses eletrodos, os cientistas monitoram padrões de atividade cerebral que ocorrem quando as pessoas recebem padrões visuais repetitivos. A pesquisa descobriu que os usuários são capazes de abrir um aplicativo concentrando-se em um ícone piscando em uma frequência diferente.

Segundo o pesquisador-chefe da Samsung, Insoo Kim, descobrir novas formas de interação com dispositivos móveis tem sido o objetivo do projeto. "Vários anos atrás, um pequeno teclado foi a única forma de entrada para controlar o telefone, mas hoje em dia o usuário pode usar a voz, toque, gesto e movimento dos olhos para controlar e interagir com dispositivos móveis. Adicionar mais formas de entrada nos proporcionará meios mais convenientes e mais ricos de interagir com dispositivos móveis", disse ao Technology Review.

Até agora, os testes apontaram que os usuários conseguem fazer uma seleção a cada cinco segundos, com uma precisão média de 80% a 95%. A Samsung, por enquanto, não tem planos de lançamento de um produto com essa tecnologia, ainda em fase inicial de pesquisa.

Galaxy S4 tem controle por olhar e gestos; conheça em detalhes

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade