PUBLICIDADE

Próxima tecnologia colocará smartphone no pulso, diz Wozniak

Steve Wozniak descartou o 3D como a próxima “grande tecnologia”

5 jun 2014 - 12h26
(atualizado às 12h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Steve Wozniak ajudou a moldar a indústria de computação</p>
Steve Wozniak ajudou a moldar a indústria de computação
Foto: Divulgação

Steve Wozniak afirmou que a próxima tecnologia que espera ver é um “smartphone no pulso”. Em uma palestra realizada na última quarta-feira no evento de tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, o CIAB Febraban, o cofundador mostrou-se cético com a atual tecnologia dos wearables, os aparelhos vestíveis.

“Eu vi o smart watch da Samsung e o tirei, pois era apenas um relógio com (conexão) Bluetooth”, disse. “Eu acho que a próxima tecnologia que deve aparecer é um smartphone por completo no pulso. Quem conseguir isso pode tomar a dianteira do mercado”.  

Fundador da Apple ao lado de Steve Jobs e um dos responsáveis pelos primeiros sucessos da Apple, como Apple I, Apple II e Macintosh, Steve Wozniak descartou o 3D como a próxima “grande tecnologia”.“Eu não acho que será a impressão 3D. Ela não vai se tornar um produto para o usuário final. Ela precisa alcançar um preço baixo e um material mais leve para chegar ao público”, disse o ex-executivo que atuou na Apple entre 1976 e 1987.

Steve Jobs

Parceiro de Steve Jobs na criação da Apple em 1976, Steve Wozniak aproveitou a palestra para contar o começo da companhia. Para ele, nem mesmo Steve Jobs “tinha ideia de como as invenções da Apple mudaria a vida das pessoas”, em especial os aplicativos da App Store.

<p>Steve Wozniak ao lado de Steve Jobs, os dois fundaram a Apple em 1976</p>
Steve Wozniak ao lado de Steve Jobs, os dois fundaram a Apple em 1976
Foto: AP

Wozniak, que saiu da companhia em 1987, afirmou que o começo da Apple era “simples”. Ele fazia os computadores pessoais e Jobs os vendia. Viveram assim por cinco anos até fundar a Apple.

O inventor americano de 63 anos de idade disse também que, quando Steve Jobs o procurou pela primeira vez, afirmou que não era bom "em nada no ensino médio, com exceção das aulas de eletrônica".

Ele explicou que a ideia dos computadores pessoais, equipamento que não existia até meados dos anos 1970, surgiu quando Jobs procurava um computador que “todas as pessoas queriam”. "Um computador simples que até uma criança de 12 pode mexer", completou.

Começo da Apple

Segundo ele, o início da Apple foi difícil, pois diferentemente do atual momento em que os jovens tentam ser empreendedores ao sair da faculdade, naquela época isto era visto como loucura.

“Naquele tempo (década de 1970), nós não tínhamos jovens tentando se tornar empreendedores e abrir sua própria empresa. Agora você tem um bando de jovens fazendo isso. Naquela época, eles diziam para nós que devíamos sair da faculdade e tentar trabalhar em uma boa empresa”, disse Wozniak. Ele trabalhou como engenheiro na Hewlett Packard antes de fundar a Apple.

O inventor enfatizou por várias vezes na palestra que as pessoas não devem simplesmente ler os livros, mas tentar escrevê-los. Steve Wozniak citou o fato que, quando começou a montar os computadores, não havia guias para montar PCS, e, ao contrário das grandes companhias que faziam os computadores na época (do tamanho de uma sala como ressaltou o inventor), ele precisa fazer “mais com menos”.

“Eu conseguia fazer um computador com metade do dinheiro que essas companhias (IBM e Texas Instrument) conseguiam fazer”, disse Woz, como é conhecido no Vale do Silício. “Ao contrário de seguir o livro que eles (companhias) faziam, eu comecei a escrever o meu próprio livro”.

Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade