PUBLICIDADE

Privacidade é atrativo para celulares no mundo pós-Snowden

24 fev 2014 - 15h41
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Smartphone usa versão alterada do Android, PrivatOs, para evitar quebra de dados
Smartphone usa versão alterada do Android, PrivatOs, para evitar quebra de dados
Foto: Divulgação

Depois das revelações de Edward Snowden, há um crescente interesse em celulares com um atrativo central: privacidade. O mais recente produto é o Blackphone, um celular com software Android, que encripta textos, conversas telefônicas e em vídeo que foi lançado no Congresso Mundial de Celulares em Barcelona, nesta segunda-feira.

O objetivo é atender ao mercado dos chamados produtos de gerenciamento de segurança móvel (MSM, na sigla em inglês), que foi estimado em 2013 em US$ 560 milhões e que em 2015 deve ter o dobro desse tamanho, segundo a consultoria ABI Research.

A Deutsche Telekom também prepara o lançamento de um aplicativo para smartphone que encripta mensagens de texto e voz, o que a tornará a primeira grande rede operadora com um serviço do tipo disponível para todos os seus usuários.

Edward Snowden chamou a atenção do mundo todo quando revelou a jornais, no ano passado, que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a NSA, estava tendo acesso a dados pessoais de usuários de empresas como Google, Facebook e Skype.

Outros vazamentos do ex-prestador de serviços da NSA, que é acusado de espionagem e vive atualmente asilado na Rússia, indicaram que os EUA monitoraram telefonemas de 35 líderes mundiais, entre eles a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel.

O Blackphone é resultado da cooperação entre a empresa de software de segurança Silent Circle e a fabricante espanhola GeeksPhone. A expectativa de analistas é que o telefone custe menos do que os iPhones de ponta.

O serviço da Deutsche Telekom será lançado num evento em Hanover no próximo mês e será gerenciado pela alemã Sichere Mobile Kommunikation, uma provedora de serviços e equipamentos criptografados. O número de consultas que a empresa alemã recebe de interessados aumentou cinco vezes desde os vazamentos de Snowden.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade