1 evento ao vivo

Firefox OS preenche lacunas deixadas por Google e Apple, diz Mozilla

Executivo da fundação diz que a expectativa é repetir nos smartphones e tablets o mesmo desempenho obtido nos navegadores de internet

26 fev 2013
11h46
atualizado às 11h46
  • separator
  • 0
  • comentários

O executivo chefe da Mozilla, Gary Kovacs, declarou que o Firefox OS - plataforma móvel que é destaque no Mobile World Congress (2013), em Barcelona - tem muito espaço para ocupar, apesar da presença dominante da Apple e do Google no mercado de dispositivos móveis.

<p>ZTE é uma das parceiras da Mozilla no lançamento do Firefox OS, plataforma móvel da fundação para competir com Apple e Google</p>
ZTE é uma das parceiras da Mozilla no lançamento do Firefox OS, plataforma móvel da fundação para competir com Apple e Google
Foto: AFP

Em apresentação no congresso, segundo o site CNET, Kovacs disse que o iOS e o Android não conseguem cobrir todas as necessidades existentes no universo mobile.

"Será que o camponês na Índia vai ter as mesmas necessidades que o advogado de Nova York?", questionou o executivo.

O trunfo do Firefox OS será a força da internet. Segundo o CNET, muitos aplicativos que rodam em iPhones e aparelhos Android hoje já empacotam informações disponíveis na internet. "Nós implesmente pegaremos a internet e levaremos para os dispositivos móveis", disse Kovacs.

Na entrevista ao site, o executivo relembrou que a Mozilla já enfrentou uma tarefa árdua no passado, contra o dominante Internet Explorer, aos poucos enfraquecido em sua participação de mercado graças, em parte, à defesa da "web aberta" pela Mozilla, ressaltou Kovacs.

"Hoje, o mercado de nafevadores é o mais competitivo que a história da Internet já viu", disse.

Mobile World Congress
O Mobile World Congress (MWC) se realiza de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona. A feira, cuja primeira edição se realizou em 1987, é considerada a maior feira de dispositivos móveis, com foco em telefones celulares, do mundo. Neste ano são esperadas mais de 70 mil pessoas, num evento que deverá ter 3,5 mil delegados, mais de 1,7 mil expositores e 90 mil metros quadrados. Em 2012, foram 1,5 mil expositores em 70,5 mil m2.

Entre os destaques de 2013 estão executivos de empresas como Telefónica, Nokia, Mozilla, Vodafone, Nielsen, IBM e Dropbox. Tecnologias como o NFC, celulares com HTML5, cloud, telefonia IP e lançamentos na área - em especial o Samsung Galaxy Note 8.0 e o Optimus L Serie II, da LG, são esperados no evento.

O Terra acompanha os quatro dias de MWC com transmissões em vídeo ao vivo e dois correspondentes em Barcelona.

Confira os lançamentos do MWC 2013, em Barcelona

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade