PUBLICIDADE

Carros elétricos pesam sobre lucro de montadoras europeias

1 out 2018 - 15h57
(atualizado às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Carros elétricos estão prontos para chegar em massa aos salões do automóvel europeus após anos de lançamentos conceituais e bilhões em investimentos de montadoras e fornecedores.

Carro elétrico sendo carregado em Cairo, no Egito
19/02/2018 
REUTERS/Amr Abdallah Dalsh
Carro elétrico sendo carregado em Cairo, no Egito 19/02/2018 REUTERS/Amr Abdallah Dalsh
Foto: Reuters

Agora vem a parte difícil: vendê-los com lucro.

Os modelos movidos a bateria que estrearam em Paris nesta semana, desde o DS3, da PSA Group, até o Crossback, da Mercedes, vão corroer a lucratividade, reconhecem os executivos do setor.

Mas há preocupações de que o impacto seja pior, já que os consumidores resistem a pagar mais por veículos elétricos, forçando as montadoras a vender esses modelos com maior prejuízo para atingir metas de emissões de poluentes.

"O que todo mundo precisa perceber é que a mobilidade limpa é como comida orgânica - é mais cara", disse Carlos Tavares, presidente-executivo da Peugeot, Citroen e da Opel, fabricante da PSA.

Um aviso de redução de lucro da BMW, de 25 de setembro, responsabilizado em parte os custos com modelos elétricos e o aperto nas regras de emissões, foi "um primeiro sinal de alerta", disse Tavares no final de semana. "Ou aceitamos pagar mais por uma mobilidade limpa, ou colocamos em risco a indústria automobilística europeia".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade