YouTube faz teste com sistema automático de geração de thumbs
Sem avisar ninguém, o YouTube iniciou um pequeno teste em seu sistema de geração automática de thumbnails, de forma a, possivelmente, entender melhor como a plataforma pode gerar imagens de exibição melhores a partir dos próprios vídeos. O experimento, de acordo com a companhia, está acontecendo com uma pequena parcela de usuários mas não servirá para substituir a publicação manual, pelos próprios criadores.
Quem revelou o experimento, por meio do Twitter, foi o criador boliviano Rayo Alarcón Gareca, que questionou a companhia pela rede social e recebeu uma resposta. Segundo ele, uma parcela de sua audiência não estava enxergando suas imagens de exibição originais, ao que o YouTube respondeu confirmando o experimento, que estaria atingindo cerca de 0,3% de sua base de utilizadores.
Em mensagem curta, a companhia também explicou que a ideia é gerar inteligência sobre as thumbnails geradas automaticamente, para melhoria do sistema que já existe justamente para esse fim. Ele ainda é utilizado por boa parte dos criadores de conteúdo, por mais que as melhores práticas para chamar audiência indiquem a criação de imagens personalizadas como uma das principais medidas para melhorar o alcance de um canal.
We are running a small experiment where 0.3% of viewers will see an auto-generated thumbnail, instead of your custom thumbnail. We are not removing the ability to create your custom thumbnail, but we hope to gain insights on auto-generated thumbnails for the future.
— Team YouTube (@TeamYouTube) 28 de junho de 2018
Mesmo com o teste incluindo um grupo pequeno de usuários, ele não foi muito bem recebido pela comunidade, principalmente, por ter ocorrido de forma oculta. Nenhum dos afetados foi informado sobre a realização dos experimentos nem de que forma ele modificaria sua experiência no YouTube.
Houve, também, reclamações de criadores, principalmente pela queda na atratividade dos vídeos que passaram a exibir thumbs estranhas e pouco atraentes. Sobre isso, entretanto, a companhia não se pronunciou.