YouTube atinge 1,9 bi de usuários e lança novas ferramentas de monetização
Durante a VidCon 2018, o YouTube subiu ao palco do evento para falar de seus triunfos ao longo de 13 anos, se tornando uma das maiores plataformas de vídeo online já existentes. A empresa também anunciou que alcançou mais de 1,9 bilhões de usuários conectados, os quais acessam o YouTube em seus computadores ou dispositivos móveis, bem como as versões localizadas que até o momento atingem 90 países, entregando cerca de 80 idiomas.
"O YouTube é uma comunidade vibrante em que todos têm voz. Todos os dias, os criadores usam a voz para entreter, estimular que algo aconteça, e gerar mudanças positivas. É por isso que, ao longo do último ano, dobramos o desenvolvimento de produtos e ferramentas que a comunidade de criadores precisa. Não só para prosperar no YouTube, mas para continuar a desenvolver a plataforma de vídeo do futuro", alega a companhia em comunicado oficial.
Além dos feitos, a companhia também divulgou que, graças a anunciantes, criadores de conteúdo de todo o mundo conseguiram montar empresas, fazendo parte da economia global à sua própria maneira e com crescimento surpreendente. "O número de criadores que ganham cinco dígitos por ano aumentou em 35% e o número de criadores que alcançaram seis dígitos aumentou 40%", eles revelam em nota, acrescentando que grande parte da receita gerada provém dos parceiros de publicidade do YouTube.
Há também planos para entregar novas ferramentas que visam estimular ainda mais os criadores a interagirem com seus inscritos e, ao mesmo tempo, ganhando dinheiro com isso. O Super Chat é a principal fonte dessa ampliação de recursos, uma vez que houve muito sucesso com a função. Resultado disso foi o Ticketing, Merchandise, Channel Memberships, e, na fila, o YouTube ainda planeja formar novas parcerias exclusivas por meio do FameBit.
Novidades apresentadas
Começando pelo Channel Memberships (associação de canais, em tradução livre), permite que os usuários assinem o canal desejado, pagando uma taxa mensal de US$ 4,99. Em troca, essas pessoas recebem posts, stickers e emojis exclusivos. Algumas regalias personalizadas também deverão ser oferecidas pelos criadores, tais como livestreams, vídeos extras ou mensagens exclusivas para os associados.
O serviço já está disponível para um seleto grupo de criadores do YouTube, os quais serão patrocinados para testar a nova ferramenta. Em breve, o modelo deve ser expandido e muitos outros canais, qualificados e com mais de 100.000 inscritos, devem receber o Channel Memberships.
Já o Merchandise expande a plataforma e a transforma em uma espécie de loja, onde os criadores de conteúdo poderão vender produtos, só que diretamente de seus canais. Agora será possível adquirir desde camisetas com o logo do canal ou frases icônicas, até a cases de smartphones personalizadas. Este recurso estará disponível para canais cujos YouTubers residem nos Estados Unidos, desde que estes também tenham mais de 100.000 inscritos.
Por fim, o YouTube apresentou o Premiere, que estará disponível para todos os criadores com mais de 10.000 inscritos até o fim deste ano. Com este serviço, será possível que os YouTubers enviem vídeos pré-gravados, os quais serão agendados, para assistirem junto de seus inscritos.
Explicando melhor: quando um criador optar por lançar um Premiere, o YouTube automaticamente criará uma página exclusiva para o vídeo, mas com o intuito de gerar buzz e convidar os fãs a assistirem no dia e horário determinado pelo YouTuber. Quando o vídeo finalmente estrear, o criador do canal poderá assistir ao vivo junto de seus inscritos, além de conversar com eles em tempo real através do chat do vídeo. A ideia é que todos se sintam em uma sala de cinema, junto de seu ídolo, assistindo à última criação dele e ainda podendo interagir com ele.
Este recurso poderá captar receita através de Super Chats, uma função que até então só estava disponível para vídeos transmitidos ao vivo. Além disso, o Premiere já está sendo lançado e deverá chegar a todo o YouTube em breve.