PUBLICIDADE

Windows 10 deve ganhar nova atualização ainda nesta semana

23 abr 2018 - 10h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Windows 10 deve receber sua tão esperada atualização de abril ainda nesta semana. Pelo menos é isso o que indica a liberação de um update completo para todos os usuários do programa Windows Insider, que neste final de semana receberam o que é a versão final do novo pacote de novidades para o sistema operacional, com direito a mudança de nome e todos os novos recursos que vêm sendo comentados desde o início do ano.

A versão RTM da mais nova atualização deve ser semelhante à liberada para os usuários finais. Enquanto estes ainda não têm data para recebê-la, uma indicação demonstra que ela ainda deve sair nesta semana - o fato de a Microsoft a estar chamando de "atualização de abril". Ou seja, um pacote que tem até, no máximo, a próxima segunda-feira (30) para ser liberado a todos os utilizadores do Windows 10.

A nova nomenclatura substitui o original, "Spring Creators Update", mas mantém sua característica como uma grande atualização. No pacote, estão novos recursos como uma linha do tempo, com direito a histórico de atividades e possibilidade de retomar tarefas de onde o usuário parou, e uma maior integração com a assistente de voz Cortana.

Tela de boas-vindas revela novo nome e recursos da próxima atualização do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Hot Hardware)
Tela de boas-vindas revela novo nome e recursos da próxima atualização do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Hot Hardware)
Foto: Canaltech

Além disso, o Windows 10 deve receber mudanças de design em apps próprios, principalmente o de Jogos, e sistemas melhores para sincronização e transferência de arquivos entre diversos dispositivos conectados a uma mesma rede. Novas ferramentas de diagnóstico e mudanças em prol da segurança e privacidade também fazem parte do pacote.

A Microsoft parece estar correndo contra o tempo. Por mais que jamais tenha vindo a público anunciar uma data de lançamento para a próxima atualização do Windows 10, fontes internas apontavam para o dia 10 de abril como previsão. Porém, um bug descoberto de última hora levou a um adiamento, com um segundo problema semelhante motivando ainda mais atrasos na liberação.

O uso do mês no nome do update, porém, indica claramente a intenção de liberar a atualização até o fim de abril. Além das mudanças de funções, o update deve trazer menos dor de cabeça durante a instalação, já que a Microsoft promete que ela reduzirá o tempo de inatividade necessário para aplicação das mudanças.

Uma reinicialização da máquina e espera ainda serão exigidos, mas os usuários Insider calculam cerca de meia hora de processamento para que o update seja aplicado completamente, com boa parte de seus recursos podendo ser instalados enquanto o computador está em uso. Esse tempo, claro, depende de recursos de hardware, mas, em boa parte dos testes, representou pouco mais de metade do necessário para aplicação da última grande atualização, o Fall Creators Update, cuja média de inatividade era de 50 minutos.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade