PUBLICIDADE

Wikipédia lança recurso de pré-visualização de sites em suas páginas

19 abr 2018 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários

Digam o que quiserem, mas a Wikipédia é a principal fonte de informações da internet, e poucos sites se equiparam a ela. Considerada a maior enciclopédia online da internet pública, é difícil ler apenas um artigo quando se consulta alguma coisa lá; afinal, são muitos hiperlinks redirecionando para outras páginas, que, por sua vez, guiam o leitor até outras, e assim sucessivamente, até que se adentre um vórtice de abas abertas sem fim.

Wikipedia
Wikipedia
Foto: Getty Images / Canaltech

Além de conter uma quantidade absurda de informações, agora a Wikipédia está tornando mais fácil a navegação, com o intuito de que os usuários não se distraíam tanto enquanto absorvem conhecimento na internet. Qual o nome deste recurso miraculoso? Pré-visualização de página.

Com esta nova funcionalidade, será possível passar o cursor sobre qualquer um dos hiperlinks azuis quando se está navegando em uma determinada página da Wikipédia no computador, podendo assim pré-visualizar as informações contidas nesta URL, em vez de clicar nela e prosseguir para outra aba. A Wikipédia observa que este recém-inaugurado recurso "permite que você tenha uma breve noção do que está por trás de um link, sem precisar se comprometer em clicar nele para seguir adiante". A pré-visualização fornece as primeiras linhas de informação da página desejada - o que pode ser suficiente para saciar sua curiosidade, ou não. É bastante semelhante a quando a página aparece nas pesquisas do Google.

Considerando que é difícil a Wikipédia mudar sua interface, esta pode ser considerada a maior mudança que a enciclopédia online fez desde 2010, tornando a alteração na interação bastante notável. Além disso, a fundação que administra a plataforma deixa bastante claro que conduziu testes extensivos para garantir que essa seria uma opção útil para seus leitores. De acordo com uma postagem no Medium, os testes A / B sugeriram que as pré-visualizações de página tornam "a interação dos leitores de Wikipédia mais fácil e eficiente para com o nosso conteúdo para que obtenham mais contexto sobre algum tópico".

A Wikimedia Foundation ainda acrescenta que o objetivo da nova função é "diminuir o custo de exploração de cada hiperlink azul que você encontrar, permitindo que os leitores satisfaçam sua curiosidade ou esclareçam um tópico confuso ou desconhecido sem o ônus de abrir uma nova página e navegar de volta ao original", o que torna as pesquisas muito mais rápidas e práticas a partir de então. As pré-visualizações de página, por sinal, parecem estar se tornando populares entre os leitores, tornando "as taxas de desativação do recurso são insignificantemente baixas - um forte indicador de que as pessoas o consideram útil".

De acordo com a fundação, "um entre cada dois leitores está interagindo mais com as páginas enquanto navega [pela Wikipédia], já que as pessoas são capazes de se envolver com o conhecimento de maneiras mais significativas e eficientes". Por fim, a entidade ainda comenta que o número de pessoas visualizando as páginas de maneira clássica está diminuindo aos poucos - além de admitirem prontamente que a nova funcionalidade precisa de algum tempo para que entre em pleno funcionamento para todos os usuários da comunidade.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade