PUBLICIDADE

Update automático para Windows 10 rende processo de US$ 600 milhões à Microsoft

16 fev 2018 - 10h46
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando houve a migração automática do Windows 7 para o Windows 10, muitos usuários não ficaram tão satisfeitos com a mudança, seja pelo costume ou pela preferência pelo antigo sistema operacional. Foi o caso de Frank Dickman, de Albuquerque, no Novo México, que levou seu descontentamento ainda mais longe.

Windows 10
Windows 10
Foto: Reprodução / Canaltech

Dickman entrou com uma ação judicial nesta quarta-feira (14) por prejuízos causados pela Microsoft e seu CEO Satya Nadella. Os motivos que levaram à causa estão chamados de "violações dos direitos civis", pois o usuário afirma que seu laptop Asus 54L foi atualizado automaticamente do Windows 7 para o Windows 10 e imediatamente se tornou não funcional.

A proposta é que a Microsoft lhe dê uma nova cópia do Windows 7 — neste caso, um downgrade através de uma versão digital via download, bem como o código de ativação do sistema operacional — ou, se a empresa não aceitar o pedido, pague US$ 600 milhões a Dickman pelos danos.

A denúncia foi submetida ao tribunal distrital de Denver, Colorado, nos Estados Unidos, e a Microsoft tem 30 dias para dar o software ao usuário ou pagar ele mais de meio milhão de dólares em danos por um julgamento padrão.

O Windows 10 chegou há quase 3 anos no mercado e aposentou o sistema operacional com o número da sorte, que na época já estava na ativa há exatos 6 anos. Ainda hoje, porém, o Windows 7 é utilizado por uma parcela significativo dos usuários.

É possível cancelar a atualização automática e reverter o upgrade nos primeiros 30 dias, através das opções "Iniciar" > "Configurações" > "Atualização e Segurança" > "Recuperação". Em seguida, basta escolher a opção "Voltar ao Windows 7 / 8.1". Caso a opção não esteja disponível, você pode consultar o site da Microsoft para mais informações.

Além disso, é sempre recomendado utilizar um backup externo para restaurar imagens antigas, por exemplo; ou simplesmente obter uma instalação ISO e usar a chave de ativação do seu PC para executar uma instalação limpa.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade