PUBLICIDADE

Uber registra patente de sistema que diz se usuário está bêbado ao pedir corrida

11 jun 2018 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

Sair para uma noitada, beber além da conta e chamar um Uber para voltar para casa é algo que se tornou rotineiro. Mas transportar pessoas alcoolizadas acaba trazendo eventuais problemas aos motoristas, que podem se ver precisando conter um bêbado agressivo, ou até mesmo ter danos em seus carros com gente passando mal dentro do veículo. Por isso, a Uber registrou uma patente com um sistema que indica ao motorista quando o usuário que chama uma corrida está alcoolizado.

Uber
Uber
Foto: Canaltech

Uma inteligência artificial analisa medições feitas no smartphone do usuário, que, quando bêbado, pode digitar tudo errado na hora de selecionar endereços de origem e destino, por exemplo, conseguindo escolher o endereço correto graças aos poderes do corretor automático. Mas a IA também é capaz de avaliar outros fatores, como ângulo em que o dispositivo está enquanto o usuário o segura, e até mesmo a velocidade do caminhar do indivíduo.

Sendo assim, com um sistema do tipo implementado ao aplicativo da Uber, o motorista poderia ter a opção de negar uma corrida caso a IA identifique que o usuário pode estar embriagado. Ainda, caso aceite o chamado, a Uber poderia acionar um monitoramento especial àquela corrida, prevenindo problemas também para o usuário. Afinal, não é incomum que mulheres sejam assediadas em corridas depois de terem bebido umas a mais.

Vale ressaltar que a novidade, por enquanto, se trata apenas de uma patente, não havendo nenhuma informação quanto a uma implementação real da tecnologia no aplicativo da Uber.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade