PUBLICIDADE

Tumblr passa a monitorar fake news após detectar autores de desinformação

23 mar 2018 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

Atualmente, uma das grandes batalhas das empresas de redes sociais é a luta contra fake news. Depois de Medium e Google anunciarem iniciativas contra as notícias falsas, agora é o Tumblr que se manifesta sobre o problema.

Tumblr
Tumblr
Foto: Canaltech

O time de desenvolvedores da rede social postou um texto na página oficial do Tumblr hoje (23). O artigo mostra dados sobre interferência de campanhas patrocinadas na plataforma relativas a fake news. "No último outono [meio do ano passado], nós descobrimos 84 contas do Tumblr relacionadas ao governo da Rússia através da Internet Research Agency, ou IRA. Tais contas estavam sendo usadas como parte de uma campanha de desinformação que antecedeu a eleição dos EUA em 2016. Depois de descobrir a atividade, notificamos a que a lei seria aplicada, encerramos as contas e excluímos suas postagens originais. Nos bastidores, trabalhamos com o Departamento de Justiça e as informações que fornecemos ajudaram a acusar 13 pessoas que trabalhavam para o IRA", mostra o texto.

De acordo com o Tumblr, o IRA contratou um grupo de mais de mil pessoas para disseminar desinformação e produzir campanhas publicitárias pelo mundo. "Até onde sabemos, as contas vinculadas ao IRA estavam focadas apenas na disseminação da desinformação nos EUA e só publicavam conteúdo orgânico. Não encontramos nenhuma indicação de que eles veiculassem anúncios", explica o texto. Com isso, a empresa declara que vai passar a monitorar possíveis novas ações do grupo.

Planos futuros

Depois de descobrir os problemas na plataforma, a empresa agora apresentou uma série de medidas para tentar combater casos futuros. Caso detecte alguma ação prejudicial na rede, o Tumblr vai encerrar as contas e remover as postagens originais, notificar o usuário (caso tenha interagido com a propaganda), adicionar o nome de usuário ao registro público e alertar a conta sobre aplicação da lei. "Transparência não significa nada se não participamos do processo. Qualquer que seja sua posição política, votar garante um governo que represente seus interesses", finaliza o texto.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade