PUBLICIDADE

TIM agora permite fazer ligações de voz pela rede 4G em São Paulo

22 set 2017 - 18h04
Compartilhar
Exibir comentários

A partir desta semana, o VoLTE (Voice over LTE) da TIM começará a funcionar em São Paulo, permitindo fazer ligações de voz em alta definição usando a rede 4G da operadora. A funcionalidade chegou primeiro a Brasília em junho, e já está disponível em vinte cidades. Até o fim do ano, a empresa espera expandir o serviço para mil municípios.

Tim
Tim
Foto: Canaltech

Assim como acontece no Rio de Janeiro, a capital paulista contará com a tecnologia usando a frequência de 1.800 MHz, enquanto outras cidades já operam o VoLTE na faixa de 700 MHz. Segundo Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, "quando for liberada essa frequência [em São Paulo] a cobertura seráá aprimorada, inclusive em ambientes indoor".

Com o VoLTE, os usuários podem fazer ligações usando a rede de dados, com mais eficiência e estabilidade, em alta definição de voz e sem ruídos. É possível navegar usando o 4G simultaneamente, enquanto faz as ligações, e o consumo da bateria do aparelho é reduzido. Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação é até quatro vezes maior do que o atual.

As ligações feitas pelo VoLTE não são descontadas do pacote de dados, contudo. "O cliente não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede usar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor", ressaltou Capdeville. Para acessar o VoLTE, é preciso usar um smartphone compatível com o sistema operacional em sua versão mais recente.

Por enquanto, a tecnologia está disponível apenas para os clientes TIM Black e usuários de planos pós pagos, exceto ofertas do segmento corporativo. Mas, em outubro, a novidade chegará para toda a base de clientes da TIM.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade