PUBLICIDADE

Telegram vai ter que entregar suas chaves criptográficas para o governo russo

21 mar 2018 - 09h20
Compartilhar
Exibir comentários

Temos uma má notícia para quem utiliza o Telegram por causa de sua alegada segurança superior. O mensageiro acaba de perder uma apelação na Suprema Corte da Rússia e será obrigado a entregar suas chaves criptográficas para o Serviço de Segurança Federal (FSB, no idioma original), a agência russa equivalente ao norte-americano FBI.

Telegram
Telegram
Foto: Desiree Catani / Canaltech

Isso significa que, a partir de agora, as autoridades daquele país poderão descriptografar mensagens trocadas entre os usuários do serviço, desde que tenham uma ordem judicial para tal.

O Telegram e a FSB estavam em uma disputa legal desde o ano passado, quando os donos do aplicativo tiveram que pagar uma multa de US$ 14 mil após terem recusado um pedido "amigável" de entrega das chaves. Na época, a agência de segurança afirmou que o mensageiro precisava cumprir uma lei criada em 2016 que obriga serviços de comunicação a fornecerem métodos de descriptografar mensagens trocadas entre indivíduos que estejam sendo investigados, caso necessário.

Vale lembrar, porém, que as chaves criptográficas do Telegram servem apenas para "abrir" as conversas mantidas através do protocolo de criptografia criado pelo próprio mensageiro. Na teoria, o app não pode interferir nos bate-papos mantidos através do recurso "Mensagens Secretas", que utilizam criptografia ponta-a-ponta, pois nem mesmo seus desenvolvedores têm acesso a tais chaves.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade