PUBLICIDADE

Smartphones dobráveis da Samsung estavam na CES 2018, mas é segredo

12 jan 2018 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

Entre eletrodomésticos, acessórios vestíveis, laptops e diversos outros serviços, não há como negar que a Samsung trouxe algumas novidades interessantes para a CES 2018. Porém, um dos anúncios mais aguardados era o dos smartphones dobráveis (fold-in e fold-out), há tanto tempo prometidos pela empresa.

Samsung Foldable 2
Samsung Foldable 2
Foto: Reprodução / Canaltech

A intenção era que os aparelhos fossem, de fato, revelados na feira de tecnologia... O que na verdade aconteceu, mas não para o público como era o esperado, e sim em uma reunião privada com clientes selecionados.

Do que foi demonstrado nesta conferência secreta, sabe-se que o modelo oferece uma curvatura maior quando dobrado para dentro em comparação com quando é dobrado para fora. Todavia, a tecnologia que permite o fold-out é dita ser mais avançada do que a da funcionalidade fold-in.

O modelo divulgado apenas para clientes é uma versão mais atualizada de um smartphone dobrável que já havia sido divulgado em uma conferência privada no Mobile World Congress (MWC) em 2017. As pessoas que compareceram à reunião durante a CES 2018 eram diferentes da última mostra, pois, segundo a Samsung, eles queriam feedbacks de diferentes pontos de vista desta vez.

Um dos expositores que esteve presente na demonstração privada afirma que o smartphone flexível da marca sul-coreana possui uma tela OLED dobrável de 7,3 polegadas, cujo raio de curvatura (R) para dentro é de R1, enquanto que o raio de curvatura para fora chega a R5 - o que sugere que, independentemente do fold-in ou do fold-out, o dispositivo pode mesmo ser dobrado como um papel.

O alcance da curvatura do display é descrito como um processo difícil. Telefones que oferecem a tecnologia de dobra não podem usufruir de um painel de vidro em sua composição e, portanto, se tornam mais frágeis, podendo quebrar facilmente ao cair no chão. Por conta disso, pode ser que a Samsung utilize uma tela OLED de polímero no desenvolvimento do aparelho.

Além disso, para garantir a durabilidade dos dispositivos flexíveis, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da fabricante revelou que os smartphones dobráveis sofreram pelo menos 20 milhões de quedas por dia durante os testes.

De acordo com um relatório divulgado recentemente, a Samsung pretende iniciar a produção em massa desses smartphones ainda em novembro deste ano, e então lançá-los no mercado em algum momento do próximo ano. Especula-se que a revelação oficial dos smartphones dobráveis ocorrerão ainda este ano para o público e a mídia.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade