PUBLICIDADE

SanDisk anuncia cartões SD que sobrevivem a temperaturas extremas

6 out 2017 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários

A SanDisk anunciou uma nova linha de cartões SD industriais capazes de sobreviverem até mesmo a temperaturas extremas. Os equipamentos são voltados para uso em drones, câmeras de segurança que ficam expostas ao tempo ou automação de fábricas, além de todo tipo de aplicação que exija a resistência a condições insalubres para dispositivos eletrônicos.

SanDisk
SanDisk
Foto: Canaltech

São três categorias de dispositivos, divididas em caráter de resistência. A primeira delas, e também a mais barata, tem modelos com 8 GB a 64 GB de armazenamento, capazes de continuarem operando sob um frio de -25° C ou um calor de 85° C. Esta família é seguida por uma segunda, com propriedades semelhantes, mas com capacidade de 128 GB de dados.

Por fim, a versão mais robusta apresentada pela SanDisk é capaz de permanecer funcionando em temperaturas de até -40° C ou 90° C. De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a temperatura mais alta registrada na Terra foi de 56,7° C, no Vale da Morte, nos EUA, em julho de 1913. Já a mais baixa foi de -94,7° C, em agosto de 2010, na Antártida.

Todo o funcionamento sob temperaturas baixíssimas ou altíssimas acontece sem que os dispositivos percam sua forma, funcionamento e, principalmente, performance. A SanDisk promete que toda a família de acessórios é capaz de operar com uma velocidade de escrita mínima de 10 MB/s, enquanto a de leitura sempre será de 80 MB/s. É o dobro do padrão encontrado atualmente em acessórios desse tipo.

Com o anúncio da nova linha, a fabricante também revelou que pretende usar a mesma tecnologia em outras famílias, como as voltadas para a indústria automotiva ou gadgets para esportes radicais. Nestes casos, é claro, as temperaturas não chegam a ser tão altas ou baixas, mas, ainda assim, os dispositivos ficam expostos a condições que exigem um certo trabalho adicional para que continuem funcionando.

Todos os produtos, entretanto, devem demorar um pouco para chegarem ao mercado. A SanDisk diz estar passando os cartões industriais anunciados a parceiros, para realização de testes e experimentos, enquanto continua desenvolvendo mais soluções de alta resistência. Preços e previsões de lançamento não foram reveladas pela companhia.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade