PUBLICIDADE

Samsung Messages pode estar enviando suas fotos por SMS sem que você saiba

27 jun 2018 18h40
ver comentários
Publicidade

Um bug bastante bizarro tem dado alguma dor de cabeça para proprietários de aparelhos da Samsung. Após a última atualização do programa Samsung Messages, dispositivos como o Galaxy S9 e o Galaxy Note 8 têm enviado imagens salvas para destinatários aleatórios da agenda do telefone. Em alguns casos, galerias inteiras são remetidas via SMS - às vezes na calada da noite.

Galaxy S9
Galaxy S9
Foto: Innovations / Canaltech

"Os S9s têm enviado esporadicamente o conteúdo inteiro da galeria das pessoas para um contato via SMS, e isso não aparece no seu aparelho", disse um usuário dos fóruns do Reddit. "É bom checar o histórico no site da sua operadora, porque isso tem acontecido como meu [Galaxy] Note 8 da T-Mobile." Outro usuário do mesmo fórum, proprietário de um Galaxy S9, contou que sua galeria de fotos inteira foi enviada para a namorada de madrugada - admitindo ter encontrado os envios no histórico da operadora.

Embora boa parte dos testemunhos esteja associada aos aparelhos mencionados, parece pouco provável que o bug esteja restrito a eles - ou mesmo que apareça apenas em celulares de determinadas operadoras.

Solução temporária

Considerando-se que o erro surgiu após a Samsung liberar a última versão do Messages, a primeira sugestão é bastante óbvia: evite atualizações até segunda ordem. Entretanto, caso o update já tenha sido feito, há uma solução temporária para evitar que as suas últimas férias acabem na tela de contatos aleatórios.

Conforme recomendaram vários usuários do Reddit, a ideia é restringir o acesso do Samsung Messages aos dispositivos de armazenamento do aparelho - impedindo que as fotos sejam puxadas da galeria. Para tanto, basta seguir o caminho:

  1. Aplicativos (Apps);
  2. Samsung Messages;
  3. Permissões (Permissions); e
  4. Storage

Embora a medida impeça também que você mesmo envie fotos via SMS, sempre há a opção de utilizar algum aplicativo análogo. Pelo menos até a Samsung aparecer com uma correção definitiva para o problema.

Canaltech Canaltech
Publicidade
Publicidade