PUBLICIDADE

Samsung anuncia maior SSD do mundo com 30 TB de capacidade

21 fev 2018 - 10h05
Compartilhar
Exibir comentários

O posto de maior disco SSD do mundo tem um novo dono. A Samsung anunciou nesta semana o PM1643, SSD voltado para o mercado corporativo com nada menos do que 30,7 TB de espaço para armazenamento de dados. O foco do dispositivo é no mercado corporativo, o que significa que a empresa também trabalhou na performance dele para garantir uma utilização adequada em servidores e data centers.

Essa potência pode ser aferida de maneira numérica. Prometendo um desempenho até duas vezes maior do que os discos da geração anterior, a Samsung afirma que o SSD é capaz de ler dados a uma velocidade de 2.100 MBps, enquanto os escreve a 1.700 MBps. O componente também é capaz de realizar até 400 mil operações por segundo, uma performance, de acordo com a própria fabricante, que chega a ser quatro vezes maior que o mais veloz SSD convencional já lançado pela marca, voltado para o público em geral.

Todo esse potencial é atingido pela combinação de 32 pacotes de memória NAND flash, cada uma com 1 TB, bem como 16 camadas de chips V-NAND de 512 Gb. Já toda a velocidade de escrita e carregamento de arquivos é obtida por meio do uso de uma interface SAS capaz de atingir até 12 GBps — um sistema que, inclusive, deve continuar a dar as caras nos HDs da empresa, tanto para o mercado consumidor quanto corporativo.

Novo SSD da Samsung promete aliar espaço de armazenamento, performance e confiabilidade (Imagem: Divulgação/Samsung)
Novo SSD da Samsung promete aliar espaço de armazenamento, performance e confiabilidade (Imagem: Divulgação/Samsung)
Foto: Canaltech

Outras tecnologias do tipo também devem abrir as portas para mais inovações pelas mãos da Samsung. Essa também é a primeira vez que um SSD conta com chips DRAM TSV, uma tecnologia que dá um total de 40 GB de memória para o aparelho e, novamente, amplia sua performance por uma interligação entre os dispositivos disponíveis.

Entregar uma peça robusta também foi um dos focos da Samsung com o lançamento. A empresa promete que o disco é capaz de resistir a um reescrita completa por dia, além de contar com sistemas de recuperação após quedas bruscas de energia, proteção de metadados e alocação de arquivos de maneira eficiente. São cinco anos de garantia pelas mãos da fabricante.

As palavras devem começar a serem colocadas à prova no final deste ano. A Samsung afirma já estar fabricando unidades limitadas da versão de 30,72 TB do SSD, planejando lançar outras opções, mais baratas e com tamanho reduzido, que vão desde os 15,3 TB até meros 800 GB. Entretanto, como dito, o foco é o mercado corporativo, o que não significa que as tecnologias e avanços vistos aqui não darão as caras também no mercado consumidor bem em breve.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade