PUBLICIDADE

Saiba o que pode rolar na Google I/O deste ano

30 abr 2018 - 18h05
Compartilhar
Exibir comentários

Na semana que vem começa a Google I/O 2018, a conferência anual da empresa para programadores. Mesmo que tenha foco mais técnico, o evento geralmente anuncia algumas novidades para o público geral.

Google I/o 2018
Google I/o 2018
Foto: Divulgação / Canaltech

A primeira expectativa é de que a Google fale mais sobre o Android P, o novo sistema operacional mobile da empresa. A primeira informação deve ser o nome, sempre baseado em algum doce. A aposta mais recente é de que ele se chame Popsicle, ou picolé na tradução ao português, mas também há quem aposte no nome Android Pineapple Cake. Já há uma versão de testes para desenvolvedores que inclui uma interface diferenciada, alguns recursos mais amplos nas notificações, além de suporte atualizado para o notch e novas APIs. A expectativa é de que a Google anuncie mais uma preview do sistema durante a conferência.

Outra possibilidade que deve aparecer ainda sobre o Android P é a adição de navegação por gestos. Recentemente, uma imagem em post do site oficial da Apple mostrou uma barra de navegação mais parecida com a do iPhone X, introduzida junto com o sistema de gestos. A modificação do ícone seria sinal de que a Google estaria aderindo a um sistema semelhante ao da Apple.

Desenvolvedores ainda esperam que a Google fale sobre o Slice, uma nova API, cuja função ainda não ficou clara. A própria empresa descreve a API como "um conteúdo de aplicativo e ações que podem ser exibidos fora do aplicativo". A aposta é de que ela permita que desenvolvedores possam adicionar informações dos apps dentro dos mecanismo de busca do assistente Google.

Em termos de novos aparelhos, um dos itens recentes que foram vazados é o sticker de TV baseado em Android. No início deste mês, uma empresa chinesa registrou um pedido de apresentação de um gadget para televisores com Android TV e resolução 4K. A diferença deste aparelho para o Chromecast é que ele não precisa do input externo de um celular, tablet ou computador. Apesar das imagens de patente divulgadas, a Google não chegou a falar mais sobre o produto, até porque está programado para o dia 8 um evento em que a empresa vai falar sobre novidades do Android TV. Contudo, um novo gadget não está confirmado na descrição do evento: "Venha aprender sobre aprimoramentos recentes do sistema, novos recursos para desenvolvedores e como a plataforma está evoluindo" é o que diz a chamada.

Outra novidade que pode aparecer na I/O é o Fuchsia, o novo sistema operacional que a Google estaria desenvolvendo para integrar todos os aparelhos, como smartphones e notebooks, da empresa. A ideia de que ele possa dar as caras na apresentação é bem vaga, mas o assunto pode surgir em algumas das seis apresentações sobre o Flutter, um kit de desenvolvimento de software (SDK), cujos apps podem funcionar tanto para Android quanto para iOS, sem que o desenvolvedor precise criar dois programas diferentes. O Fuschia, como parte do sistema operacional com mesmo propósito, poderia aparecer no caminho.

Internet das Coisas

A Google vai debater muito sobre internet das coisas no evento, sobretudo em relação à segurança para uma casa conectada, o que é um dos principais problemas com relação a esta tecnologia. Com oito previews para desenvolvedores do Android Things, a expectativa é de que finalmente a Google lance uma versão 1.0.

A proposta é de que a empresa não permita que os desenvolvedores de aparelhos conectados façam modificações no sistema operacional, mas que possam fazer customizações apenas em aplicativos. Isso faria com que o software fossem mais seguro já que qualquer update viria diretamente da Google.

Outros dois eventos já confirmados na I/O podem trazer novidades interessantes em relação ao que a Google está trabalhando em questões de carros e fotos. Há uma palestra sobre parte automotiva, em que se espera que a empresa divulgue novidades sobre um sistema operacional para veículos. Já para fotos, haverá uma apresentação sobre novidades do Google Photos. Recentemente, a gigante mostrou avanços em relação ao Lens e uso de inteligência artificial para reconhecimento de imagens.

O evento acontece do dia 8 a 10 de maio na Califórnia.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade