PUBLICIDADE

Alguém lembra delas? Primeira mensagem SMS faz 25 anos

4 dez 2017 - 10h42
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Lembra das mensagens de texto dos telefones celulares mais antigos, mais conhecidos naquela época como torpedos ou SMS? Pois é hora de se sentir velho: a primeira SMS enviada fez, neste domingo (3), 25 anos de idade. A mensagem veiculada em 3 de dezembro de 1992 foi "Merry Christmas", ou "Feliz Natal", enviada pelo programador britânico Neil Papworth.

SMS
SMS
Foto: divulgação / Canaltech

Naquela época, telefones celulares só podiam receber SMS, mas não enviá-las. Por esse motivo, a mensagem natalina foi enviada de um computador. Em 1993 foram lançados os primeiros modelos de telefones celulares que permitiam o envio das mensagens de texto.

A moda demorou para pegar, mas em 2007 mais de 66 bilhões de mensagens de texto foram propagadas no Reino Unido e em 2012 o número já havia subido para 151 bilhões de SMS trocadas.

As mensagens de texto originaram muitos serviços que nós não conseguimos viver sem nos dias atuais. O mais óbvio seria relacioná-las com apps de mensagens instantâneas, como o Facebook Messenger, as Direct Messages do Instagram, além de aplicativos de conversação como o WhatsApp e o Telegram. Mas, para quem não sabe, o Twitter selecionou 140 caracteres como limite das suas postagens devido a esse ser o limite, também, das mensagens de texto tão utilizadas à época que a rede social se iniciou.

Veja também

Chapecoense comemora classificação para a pré-Libertadores:
Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade