PUBLICIDADE

Porsche vai liderar projeto de construção de supercarro elétrico do grupo VW

12 jan 2018 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

A Porsche vai liderar a construção de uma platalaforma de um supercarro elétrico, que deve ser compartilhada com outras marcas premium do grupo Volkswagen, a Audi e a Lamborghini.

Porsche
Porsche
Foto: Canaltech

Chamado de SPE (a sigla não foi revelada, mas rumores indicam que ela signifique "plataforma do supercarro elétrico"), o projeto visa a construção de veículos com máximo desempenho.

Supercarro é uma denominação para veículos esportivos que têm desempenho muito superior ao da média, tanto em velocidade como potência. Para garantir números altos, os projetos investem em matérias-primas pouco convencionais, para dar leveza e robustez ao veículo. Por isso, esses modelos são também supercaros, sempre na faixa dos milhões de dólares.

Este não é o primeiro movimento da Porsche em direção ao carro elétrico. O sedã Panamera tem uma versão híbrida, sem contar o protótipo do Cayman, totalmente movido a eletricidade, apresentado no fim de 2017.

Dúvida na bateria

Uma questão que esse projeto tem para resolver é a tecnologia da bateria. A mais utilizada atualmente é a de íons de lítio, mas a SPE pode optar por uma bateria de estado sólido.

Essa tecnologia tem densidade de energia maior, ou seja, em um invólucro menor, a bateria de estado sólido pode fornecer a mesma carga de energia que os modelos tradicionais.

Os primeiros veículos produzidos na SPE não devem ficar prontos até 2025. Por enquanto, engenheiros da Audi e Lamborghini devem trabalhar em projetos para entregar ao time da Porsche colocar em prática.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade