PUBLICIDADE

Philips inova ao oferecer conexão banda larga por meio da luz

26 mar 2018 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários

A Philips é uma empresa de tradição quando o assunto é iluminação, e agora ela está inovando na forma de oferecer conexão banda larga por meio da emissão de luz com o projeto Li-Fi.

Philips Li-Fi
Philips Li-Fi
Foto: Canaltech

Em substituição às usuais ondas de rádio, para conseguir a conexão Li-Fi basta que as luminárias do local estejam conectadas à ethernet e integrem um modem capaz de modular os pulsos luminosos. Nos aparelhos, um dispositivo deve interpretar o sinal de luz e transformá-lo em dados que possam ser transmitidos e recebidos.

Uma das maiores vantagens é que o Li-Fi não apresenta as limitações do Wi-Fi em relação aos obstáculos geralmente encontrados em ambientes corporativos e residenciais, como paredes e mobiliário. Além disso, é uma alternativa viável em casos onde as ondas de rádio não devem ser utilizadas por possibilidade de interferências, como em viagens aéreas.

Outro diferencial seria um maior controle de segurança, uma vez que as ondas do Wi-Fi ultrapassam paredes sólidas e podem ser interceptadas por pessoas não autorizadas. No Li-Fi, entretanto, o malfeitor deverá estar exposto à fonte luminosa, o que diminui as probabilidades de ser atacado por desconhecidos.

Já estão disponíveis para o mercado as soluções Philips PowerBalance gen2 e Philips LuxSpace, ambas voltadas para ambientes corporativos.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade