PUBLICIDADE

Materialistas têm mais amigos nas redes sociais, diz estudo

20 nov 2017 - 18h57
(atualizado em 21/11/2017 às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Você se considera uma pessoa materialista? Se sim, as chances de você ser mais apegado às redes sociais são grandes, de acordo com um estudo realizado para a plataforma de pesquisas Heliyon.

A pesquisa revela que as pessoas materialistas enxergam seus amigos do Facebook como "objetos digitais" e possuem um número significativamente maior de colegas virtuais do que pessoas que não se apegam a objetos. Também é um sinal de que o usuário vive em constante comparação com os outros participantes das redes sociais.

Facebook
Facebook
Foto: Reprodução/YouTube / Canaltech

Os autores do estudo, executado na Ruhr-University Bochum, na Alemanha, contam ainda que o Facebook é usado para que materialistas atinjam seus objetivos para se sentirem bem. "O Facebook oferece a plataforma perfeita para comparações sociais, com milhões de perfis e informações sobre pessoas. E é gratuito - materialistas amam ferramentas que não custam dinheiro", relata Phillip Ozimek, principal autor da pesquisa.

Metodologia

Os pesquisadores desenvolveram um questionário que foi aplicado a 242 usuários do Facebook. O conteúdo envolvia opiniões dos participantes, que precisaram dar uma nota para afirmações relacionadas a materialismo, comparações sociais, objetificações e comportamento perante aos amigos da rede social.

Após o resultado da pesquisa, os autores do estudo aplicaram o mesmo teste para outros 289 usuários do Facebook, incluindo menos estudantes e mais homens do que a primeira amostra, e os resultados chegaram às mesmas conclusões.

Os autores do estudo enfatizaram que o resultado, no entanto, não deve significar que o uso de redes sociais seja algo negativo, mas sim que as pessoas usam plataformas como o Facebook para o bem estar, diversão e para atingir os seus objetivos.

Veja também:

China tem a maior rede de videovigilância do mundo:
Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade