PUBLICIDADE

Para economizar "milhões de dólares", Netflix cria tipografia própria

22 mar 2018 - 09h41
Compartilhar
Exibir comentários

A Netflix encontrou uma ótima maneira de economizar dinheiro: ela criou a sua própria fonte para usar em seus materiais promocionais, sites e aplicativos. Acontece que, embora ninguém jamais pare para pensar nesse tipo de detalhe, o serviço de streaming usava uma tipografia licenciada até então — tudo o que você lia ao navegar pela interface da plataforma usava uma fonte chamada Gotham.

Você pode baixar a Gotham gratuitamente em qualquer site da web, mas, se for usá-la comercialmente, terá de licenciá-la junto ao seu criador, pagando uma taxa anual que varia de acordo com o tamanho do projeto (e do retorno financeiro que ele dará). Sendo assim, reserve um minuto para imaginar quanto a Netflix gastava por ano com o licenciamento da tipografia (que, inclusive, já foi usada até pelo ex-presidente Barack Obama).

Para resolver esse probleminha, a companhia firmou uma parceria com o respeitado estúdio de design Dalton Maag e criou a Netflix Sans — uma fonte simples, mas muito bonita e cheia de detalhes com personalidade.

E eis a Netflix Sans (Imagem: Netflix)
E eis a Netflix Sans (Imagem: Netflix)
Foto: Canaltech

"Com a natureza global da Netflix, o licenciamento de fontes pode se transformar em algo muito caro", afirmou Noah Nathan, diretor de branding da empresa. "Desenvolver essa nova tipografia não apenas criou elementos únicos e proprietários para a estética da marca, mas também vai fazer com que a companhia economize milhões de dólares por ano", explica.

Perceba os detalhes (Imagem: Netflix)
Perceba os detalhes (Imagem: Netflix)
Foto: Canaltech

Ainda de acordo com Noah, a Netflix Sans foi feita para parecer "cinemática" em caixa alta e "compacta e eficiente" em caixa baixa. É interessante prestar atenção aos detalhes, como o "t" com o topo ligeiramente curvo, reflexo de outros elementos da identidade visual do serviço.

Exemplo de aplicação da fonte (Imagem: Netflix)
Exemplo de aplicação da fonte (Imagem: Netflix)
Foto: Canaltech

Ainda não sabemos quando a nova tipografia vai ao ar, mas você pode ter certeza de que esta é a fonte que você vai ver em todos os apps e materiais de comunicação da plataforma de streaming em um futuro próximo. Curtiu?

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade