PUBLICIDADE

O Blogger ainda está vivo — ganhando alguns recursos e perdendo vários outros

16 mai 2018 - 08h59
Compartilhar
Exibir comentários

Você se lembra do Blogger, aquele serviço da Google que lhe permitia criar um blog de graça e ainda oferecia um subdomínio de brinde no diretório blogspot.com? Pois bem, ele continua vivo e operando. Claro, é bem possível que a Gigante das Buscas tenha reduzido sua estrutura a uma equipe composta por duas pessoas, mas ainda assim é curioso saber que a plataforma continua no ar. E, adivinhe — ela acaba de ganhar alguns recursos novos (embora tenha perdido várias funcionalidades clássicas).

Blogger
Blogger
Foto: Medium / Canaltech

As novidades com certeza vão fazer você ficar com vontade de voltar ao serviço: suporte para múltiplas contas (uau!), widgets de integração com o Google+ em HTML e infraestrutura hospedada no Cloud Spanner, um serviço de computação na nuvem da Google. E… Bom, é isso aí. A empresa também prometeu uma ferramenta de gerenciamento de vídeos para um futuro próximo, mas não deu uma data específica para que essa feature inovadora vá ao ar.

Por outro lado, a empresa fez uma limpa no Blogger: retirou suporte a widgets de terceiros (adeus, SocialFeed!), eliminou a seção "Próximo Blog" e em breve vai fechar o suporte ao OpenID e ao TextCube. Visto que, hoje em dia, a maioria dos blogs são gerenciados em plataformas mais modernas (incluindo o Wordpress e o Squarespace), é pouco provável que o serviço tenha um número de usuários grande o suficiente para que alguém se importe com tais mudanças.

E você, ainda utiliza o saudoso Blogger?

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade