PUBLICIDADE

Android Pay finalmente chega ao Brasil

14 nov 2017 - 12h04
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Cumprindo a promessa, a Google lançou nesta terça-feira (14) a plataforma Android Pay no Brasil. A partir de agora, os usuários de smartphones Android já podem utilizar o próprio aparelho para realizar pagamentos tanto em lojas online quanto físicas, desde que as máquinas de cartão tenham suporte à tecnologia NFC.

Android Pay
Android Pay
Foto: Canaltech

Nem todos os bancos brasileiros fazem parte deste lançamento, com o Android Pay, por enquanto, aceitando plásticos de instituições como Caixa, Banco do Brasil, Porto Seguro, Neon e Brasil Pré-Pagos. De acordo com a empresa, a integração com o Bradesco está a caminho, com outros nomes citados no anúncio da plataforma, como Elo e Itaú, ainda sem previsão de aparição no serviço.

Além disso, a Google realizou parcerias com grandes redes varejistas, de forma a treinar funcionários e fomentar a utilização do serviço no país. Marcas como Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Kalunga, Rei do Mate, Hering, Ipiranga, Sony e Drogasil estão entre as primeiras preparadas especialmente para receberem pagamentos com o Android Pay.

Qualquer estabelecimento que tenha uma máquina habilitada a comunicação por proximidade, por meio da tecnologia NFC, pode receber os pagamentos. Nessa primeira leva, apenas cartões de crédito e débito da bandeira Visa poderão ser cadastrados, com a Mastercard chegando bem em breve. Todo o processo é feito pelo app, com direito a uso da câmera para facilitar a inserção dos dados do plástico.

A Google garante a proteção das transações e afirma que os dados do cartão de crédito ficam armazenados somente no próprio aplicativo, não sendo trocados com os estabelecimentos. Em vez disso, a comunicação entre máquina e software acontece por meio de um número de conta virtual, que a companhia promete ser seguro contra fraudes e facilmente bloqueável caso o celular seja roubado ou perdido.

A ideia do software é facilitar a operação, não sendo preciso nem mesmo abrir o aplicativo do Android Pay na hora de realizar um pagamento. Basta aproximar o smartphone do terminal habilitado para pagamento por proximidade e desbloquear o smartphone, com a confirmação aparecendo rapidamente na tela.

Para utilizar o sistema, claro, é preciso um smartphone Android que possua chip NFC e baixar o app no Google Play. Além disso, o Pay é suportado apenas em aparelhos sem root que estejam rodando a versão 4.4 KitKat ou superior do sistema operacional. Na hora de pagar por uma compra com Android Pay, basta encostar o smartphone com tecnologia NFC em um ponto de venda que suporte essa tecnologia

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade