PUBLICIDADE

Nova categoria do Uber promete reduzir preços em até 75%

21 fev 2018 - 11h08
(atualizado às 12h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Uber Pool
Uber Pool
Foto: Canaltech

Foi lançado nesta quarta-feira (21) o Uber Express Pool, nova categoria de serviço da empresa de transportes que promete reduzir o preço das viagens em até 75%. Por enquanto disponível em oito cidades dos Estados Unidos, a ideia é garantir tarifas mais baixas em troca de uma pequena caminhada, de forma que o motorista possa fazer um caminho mais curto e otimizado.

Primeiro novo produto lançado pelo Uber em três anos, o Express Pool funciona mais ou menos como uma evolução do sistema convencional de compartilhamento de carros, que já existe hoje, inclusive, no Brasil. Só que em vez de aguardar o motorista no local onde está, o usuário pode ser solicitado a se deslocar por até duas quadras, tornando o caminho mais direto para o colaborador e outros passageiros.

O mesmo vale para a hora da chegada, com o destino sendo fixado, muitas vezes, a uma pequena distância a pé do local desejado pelo usuário. Todo o sistema se baseia na tecnologia que já existe hoje em dia e serve ao UberPool. Além do funcionamento em si, existem duas diferenças principais: as corridas devem levar um ou dois minutos a mais para serem confirmadas em relação às modalidades convencionais e os preços das viagens podem ser 50% menores do que o Pool convencional, além de apresentarem uma redução de até 75% em relação ao UberX.

Os testes da nova empreitada acontecem desde novembro nas cidades de São Francisco e Boston. Satisfeita com os resultados, o Uber não apenas oficializa o funcionamento do serviço nestes locais, mas também o expande para outros seis municípios: Los Angeles, San Diego, Washington, Miami, Philadelphia e Denver.

Com o lançamento, o Uber também atende a diversos interesses de uma só vez. Os usuários, por exemplo, estão sempre de olho em preços menores e, para a companhia de transportes, a troca de alguns quarteirões de caminhada por uma tarifa 75% menor pode ser uma boa. Já para os motoristas, o Express Pool garante uma rota otimizada e livre de voltas, trânsito ou dificuldades, uma reclamação constante relacionada ao serviço de compartilhamento.

Além disso, a novidade é uma maneira de expandir cada vez mais o alcance de uma categoria que se torna cada vez mais popular. De acordo com dados da empresa, o UberPool já representa 20% das corridas de todas as cidades em que está disponível, com um crescimento de 60% ano após ano, indicando que a opção está ganhando o gosto dos usuários simplesmente por ser mais barata.

Assim como acontece na categoria, inclusive, é perfeitamente possível que a corrida tenha como ponto de partida ou destino a localidade do próprio usuário. Tudo depende dos outros passageiros e do caminho a ser seguido pelo motorista - quem "der sorte" pode acabar pagando menos e andando quase nada, como acontece hoje no UberPool que, muitas vezes, não é capaz de encontrar parceiros pela rota e acaba entregando o preço mais barato mesmo sem a parte de compartilhamento de carro.

A companhia garante que o lançamento do Express Pool acompanha uma revisão completa dos sistemas internos da plataforma, de forma a garantir sempre o caminho mais rápido e evitar inconveniências. Parte desse trabalho incluiu otimizar serviços de mapas e GPS, além de enviar funcionários às ruas para que eles marquem pontos "ideais" de embarque e desembarque, principalmente em locais de grande circulação, como centros comerciais ou terminais de transporte coletivo.

O objetivo final, na visão do Uber, é a criação do que a empresa chama de "Pool perfeita" - corridas em que vários usuários embarcam em um mesmo local e descem juntos, também, em um mesmo destino. Esse será o tipo de corrida mais barata de todas, e, segundo a companhia, a mais próxima de seu sonho de reduzir o trânsito e a poluição nas cidades. Quem já pegou um carro compartilhado e levou o dobro do tempo para chegar no destino, agradece.

veja também

YouTube muda regras de monetização; Apple corrige bug no iPhone e + [CT News]:
Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade