PUBLICIDADE

Nintendo confirma que Switch não terá Virtual Console

8 mai 2018 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários

Após mais de um ano de espera, a Nintendo deu uma notícia não muito boa para os donos do Switch: o Virtual Console não deve chegar à plataforma. O sistema que permitia a compra digital de títulos dos consoles antigos da marca estava disponível desde o primeiro Wii, mas, segundo a "Big N", não existem planos de trazer esse recurso também para seu videogame atual.

Nintendo Switch
Nintendo Switch
Foto: Canaltech

A Nintendo não explicou a decisão com mais detalhes, mas lembrou aos jogadores que a marca Virtual Console não é a única forma de obter jogos antigos em um console atual. A companhia lembrou, por exemplo, das entregas mensais de títulos do NES para os assinantes de seu serviço online, que deve entrar no ar ainda neste ano e exigir pagamento em troca da jogatina online, games gratuitos e outros recursos, assim como acontece no PS4 e Xbox One.

No caso do Switch, porém, essa liberação acontecerá ao "estilo Netflix". Uma lista de games será liberada todos os meses e os jogadores terão acesso aos títulos durante um período determinado. Na sequência, eles serão substituídos por outros, garantindo variedade para a assinatura dos usuários, mas não permitindo que eles fiquem com os jogos em suas contas após o período de liberação, como nos outros consoles.

Além disso, a Nintendo também lembrou o lançamento de coletâneas e remasterizações, algo frequente nos aparelhos da atual geração não apenas para jogos recentes, da biblioteca do Wii U, mas também para os mais antigos. A SEGA, por exemplo, é fã de relançar grandes pacotes com seus títulos clássicos em videogames atuais e o mesmo pode ser dito da Capcom, que, inclusive, tem uma nova coleção de títulos de Mega Man com chegada marcada para julho.

Mesmo assim, a notícia pode ser recebida com tristeza pelos fãs, que aguardavam a oportunidade de unir o portfólio de jogos clássicos da companhia com a portabilidade do Nintendo Switch. Rumores antigos apontavam até para a possível presença de jogos do GameCube na nova versão do Virtual Console, mais uma vez dando nova vida a clássicos obscuros que pouca gente pode ter experimentado - ou gostaria de jogar novamente com mais praticidade. Infelizmente, não vai ser desta vez.

A Nintendo não revelou se games de outras plataformas darão as caras em seu serviço online, confirmando que, pelo menos em seus planos atuais, apenas o NES terá jogos gratuitos liberados por meio da plataforma.

Lançado originalmente no Wii, o Virtual Console trazia uma grande biblioteca de games antigos, não apenas da Nintendo, mas também de outras desenvolvedoras e distribuidoras. Rodando também no Wii U e 3DS, o sistema online tinha atualizações semanais e também entregava jogos de Super Nintendo, Nintendo 64, Game Boy e outros.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade