PUBLICIDADE

Não gostou do iOS 11? Saiba como voltar a usar o iOS 10.3.3

20 set 2017 - 19h22
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple finalmente liberou o novíssimo iOS 11 para todos os usuários na última terça (19). Muita gente correu para atualizar os seus iPhones e iPads, mas, enquanto alguns estão vibrando com as novidades, outros já estão reclamando que preferiam a versão anterior. O sistema não tem uma opção para que, com apenas um toque na tela, você consiga fazer o downgrade, mas é possível voltar a usar o iOS 10.3.3 seguindo alguns passos, que a gente ensina na sequência.

ios 10.3.3
ios 10.3.3
Foto: Canaltech

Mas, antes, vale lembrar que voltar a usar o iOS anterior somente será possível por um tempo limitado, já que a Maçã costuma remover as versões antigas de seus servidores um tempo depois do lançamento de novas versões.

Antes de começar

Se você vai encarar o downgrade, é preciso ter em mente que somente será possível voltar a usar a versão 10.3.3 do iOS, que foi a última lançada antes da chegada do iOS 11. O processo envolve limpar o seu dispositivo para, depois, restaurar o backup, então isso pode demorar um pouquinho dependendo da qualidade de sua conexão com a internet.

Ainda, é importante fazer backup de seus arquivos no iCloud ou iTunes antes de qualquer coisa, para não arriscar perder nada que seja importante, como contatos, fotos e compromissos. E é preciso que você tenha o iTunes instalado em seu computador para conseguir alterar a versão do sistema de seu iPhone ou iPad.

Colocando a mão na massa

Em primeiro lugar, é preciso fazer o download do firmware do iOS 10.3.3 para o seu dispositivo. Para iPhone o arquivo pode ser baixado aqui, enquanto a versão para iPad está aqui e o firmware para iPod touch aqui.

Feito isso, é preciso abrir o iTunes e conectar o dispositivo ao computador via USB. Caso seja a primeira vez que você conecta o aparelho à máquina, uma tela de confirmação aparecerá no display do dispositivo para autorizar o acesso. Voltando ao iTunes, lá no topo da tela vai surgir um ícone mostrando o seu dispositivo, e você precisa clicar nele.

Então, uma nova tela será exibida e, nela, você precisa pressionar a tecla Option (ou Shift, se estiver usando um PC) e clicar em "Restaurar iPhone". Na sequência, a tela que aparecerá mostrará o firmware que você baixou, e basta selecioná-lo e aguardar a conclusão do processo. No final, o dispositivo será reiniciado e, tudo dando certo, o iOS 10.3.3 será iniciado.

Caso você tenha feito backup do sistema antigo

Você pode repetir os passos acima para restaurar o backup que você fez no iOS 10.3.3, sem precisar baixar o firmware e fazer o downgrade conforme ensinamos acima. No iTunes, ao selecionar o dispositivo, é só clicar em "Restaurar Backup" e seguir as instruções que surgirão na sequência para que o dispositivo recupere o que foi salvo anteriormente. No final do processo, o aparelho será reiniciado e, então, o antigo sistema operacional voltará a funcionar.

Vale lembrar que o processo de downgrade fica por sua conta e risco, e qualquer problema que eventualmente possa acontecer não é solucionado pela Apple (apesar de que o pessoal do suporte técnico da Maçã costuma ser bastante prestativo quanto a dificuldades técnicas, e, portanto, vale a pena o contato de qualquer maneira).

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade