PUBLICIDADE

MWC 2018 | Sony exibe Xperia XZ2 com design mais fino e sem entrada para fones

26 fev 2018 - 10h23
Compartilhar
Exibir comentários

A Sony é mais uma de tantas empresas a levarem suas apostas para o mercado de celulares ao Mobile World Congress 2018. No evento, a fabricante apresentou o Xperia XZ2, seu novo smartphone com Android para encarar o mercado de topo de linha, ao lado de uma versão Compact, mais barata e com alguns recursos faltando, mas que chega de olho naquela parcela de consumidores que querem o melhor da tecnologia, mas sem gastarem muito por isso.

Desde o início, a Sony quis deixar claro que o foco do novo produto é seu design. Abandonando o estilo quadradão e sóbrio da linha, a companhia mostrou um dispositivo com bordas mais finas na parte da frente, maximizando o espaço para a tela, e um corpo de vidro, mais fino e com uma traseira arredondada que o torna mais confortável durante a utilização.

Para assumir essa nova cara, entretanto, a empresa deu adeus à entrada P2 e investiu em uma linha própria de fones de ouvido. Em compensação, apresenta uma tela de 5,7 polegadas e aspecto 2:1, alongada na vertical e com uma resolução de 2160 x 1440 pixels. A companhia também enaltece a presença de suporte a conteúdo em HDR, com um sistema de conversão capaz de dar essa cara também a conteúdos comuns, tornando suas cores mais vibrantes.

Em quatro opções de cores, Xperia XZ2 foca no design e abandona entrada de fones (Imagem: Divulgação/Sony)
Em quatro opções de cores, Xperia XZ2 foca no design e abandona entrada de fones (Imagem: Divulgação/Sony)
Foto: Canaltech

Por trás do design "ambient flow", como a companhia chamou, está um sistema de "vibração dinâmica", que faz com que o celular trema de acordo com o áudio dos vídeos ou músicas em reprodução. A ideia da Sony é fazer com que os usuários "sintam a mídia", além de ajudar no acesso a algumas funções em que o usuário tenha de olhar para o dispositivo. É um recurso cuja intensidade pode ser configurada, além de desligado, o que deve agradar a todos.

Por dentro, teremos um processador Snapdragon 845, da Qualcomm, trabalhando ao lado de 4 GB de memória RAM. O espaço para armazenamento é de 64 GB, com suporte, claro, a expansão por meio de cartão microSD. A câmera traseira é de 19 megapixels e tem um botão dedicado na parte lateral do Xperia XZ2, sendo capaz de gravar vídeos em resolução HDR 4K, ou em ultra câmera lenta com até 960 quadros por segundo em 1080p.

A Sony também anunciou que todas as versões internacionais do smartphone terão suporte completo ao sensor de impressões digitais, que agora fica na parte traseira. Nos anos anteriores, a empresa havia colocado a função biométrica no botão lateral, desabilitando-a em mercados internacionais, como os Estados Unidos, devido a questões de compatibilidade.

O irmão menor e seus companheiros

Não é só no topo da linha que a Sony está mirando. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou uma versão menor e mais simples do Xperia XZ2, que abandona alguns de seus recursos mais avançados, mas mantendo as configurações internas. O objetivo é claro: mirar o mercado de médio porte.

Versão Compact traz o mesmo hardware e design, mas abandona recursos exclusivos para mídia (Imagem: Divulgação/Sony)
Versão Compact traz o mesmo hardware e design, mas abandona recursos exclusivos para mídia (Imagem: Divulgação/Sony)
Foto: Canaltech

No Xperia XZ2 Compact, então, sai a traseira de vidro, mas não o design, com o vidro do original sendo substituído por plástico. O aparelho também não terá o sistema de vibração para mídia e o suporte a tecnologias de recarregamento da bateria por indução.

A tela é de cinco polegadas, o que torna o aparelho menor como um todo. Mesmo no modelo Compact, a Sony manteve a proporção do display e o estilo visual, o que significa que mesmo quem adquirir a edição menor contará com as laterais reduzidas e os recursos HDR, ainda que sem o foco no áudio que, a companhia, promete, é mais do que apenas uma perfurmaria.

Fones sem fio

Ao abrir mão da entrada P2, a Sony também seguiu os passos da concorrência e apresentou o Xperia Ear Duo, fones de ouvido sem fio que devem atender aos anseios tanto dos usuários comuns quanto daqueles que gostam de ouvir música durante a prática esportiva. Aqui, entretanto, há uma diferença de conceito: em vez de isolar o utilizador, a empresa quer integrá-los ainda mais ao ambiente.

Por isso os fones de ouvido não fecham completamente o ouvido, com uma peça de borracha ao lado do alto-falante permitindo a audição dos sons ao redor. Sistemas de posicionamento de áudio fazem parecer que a música está tocando não diretamente na orelha, mas sim em caixas de som espalhadas pelo local, com o aparelho trazendo um sistema que integra as duas coisas e faz com que a experiência pareça natural, mas sem permitir que os barulhos da rua atrapalhem a experiência auditiva.

Com o gadget, a Sony promete tipos diferentes de equalização e ajustes de acordo com a atividade exercida. Uma corrida na rua, por exemplo, pode tornar o som dos carros ao redor mais pronunciado para evitar acidentes, enquanto um passeio pela natureza faz o mesmo, de forma que os sons da mata possam ser percebidos mesmo com o uso do aparelho.

Com os fones Xperia Ear Duo, ideia da Sony é misturar a música ao som ambiente (Imagem: Divulgação/Sony)
Com os fones Xperia Ear Duo, ideia da Sony é misturar a música ao som ambiente (Imagem: Divulgação/Sony)
Foto: Canaltech

Trata-se da transformação em realidade de um conceito apresentado pela empresa há dois anos, e que agora se une a outras características de fones robustos desse tipo, como a capa que faz o papel de carregador, oferecendo até dois ciclos completos à bateria, e a conexão sem fio que também permite o uso de assistentes de voz. A compatibilidade com o iOS é completa, promete a Sony.

Preços e disponibilidade

O Xperia Ear Duo tem lançamento marcado para maio, nos Estados Unidos e Europa, custando US$ 279,99, cerca de R$ 906 em conversão direta. Os aparelhos da linha Xperia XZ2, entretanto, ainda não possuem data de lançamento ou preços divulgados.

A Sony, entretanto, já adiantou que os dispositivos serão vendidos exclusivamente de maneira desbloqueada, apesar de parcerias com operadoras, principalmente nos EUA, estarem em andamento. Os modelos virão em quatro opções de cores - preta, prata, rose gold e o que a companhia chama de verde, mas, que, na versão padrão do XZ2, se parece bem mais com um tom de azul. Já os fones terão versões preta, prateada e dourada.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade