PUBLICIDADE

MWC 2018 | Asus lança Zenfone 5 e 5 Lite com destaque para a fotografia móvel

27 fev 2018 - 18h03
Compartilhar
Exibir comentários

Conforme esperado, a ASUS aproveitou a tarde desta terça-feira (27) para anunciar os novos Zenfone 5 e 5 Lite no Mobile World Congress, que acontece em Barcelona.

Sem delongas, vamos ao que interessa, começando pela versão mais básica do lançamento:

Zenfone 5 Lite

Este é o primeiro smartphone com quatro câmeras, sendo duas delas do tipo grande angular de 120º, para registrar ainda mais elementos em suas fotos. A ideia é que o usuário desenvolva uma "criatividade sem limites", de acordo com a ASUS.

São duas câmeras frontais e outras duas traseiras, na verdade. Os sensores para selfies contam com 20 megapixels de resolução e distância focal equivalente a uma câmera de 35mm, enquanto os sensores traseiros trazem 16 MP e 200% de visão mais ampla do que o tradicional. Sendo assim, o Zenfone 5 Lite pode ser o aparelho dos sonhos para os verdadeiros amantes da fotografia móvel.

As cores do Zenfone 5 Lite (Foto: Divulgação/ASUS)
As cores do Zenfone 5 Lite (Foto: Divulgação/ASUS)
Foto: Canaltech

Vale ressaltar que as câmeras funcionam de maneira independente, podendo ser usadas individualmente, caso o usuário assim deseje. Isso permite uma captura de fotos mais dinâmica, dando ao usuário o poder de escolha para fazer suas composições visuais. Ainda, o aplicativo da câmera conta com a tecnologia ASUS BeautyLive de embelezamento em tempo real com suporte de vídeo ao vivo para Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e demais plataformas sociais.

Seu display IPS de 6 polegadas tem resolução Full HD+, contando com bordas ultrafinas na proporção 18:9, fazendo com que tudo isso seja acomodado em um smartphone equivalente a uma tela de 5,5 polegadas. O resultado é um aparelho mais confortável às mãos, mas com melhor aproveitamento de tela.

Por dentro, o smartphone traz um processador Snapdragon 630 e bateria de 3.300 mAh, chegando com duas opções de RAM e armazenamento: uma que combina 3 GB de RAM com 32 GB de espaço interno, enquanto a outra traz 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento - com opção de expansão para até 2 TB com cartão microSD.

O Zenfone 5 Lite tem, ainda, suporte para dois slots SIM, conectividade NFC, reconhecimento facial para desbloqueio, e sensor biométrico que desbloqueia o aparelho em 0,3 segundos. Disponível em três cores (Midnight Black, Moonlite White e Rouge Red), o dispositivo começará a chegar ao mercado internacional em breve.

Zenfone 5

Já o novo Zenfone 5 é, segundo a ASUS, o aparelho mais inteligente da linha, que aproveita o poder da inteligência artificial para tal. Com 6,2 polegadas e câmera dupla, o smartphone visa revolucionar a fotografia móvel, permitindo que os usuários capturem todos os momentos de maneira mais simples e inteligente. Mas, primeiro, vamos às suas especificações internas.

Ele é o primeiro smartphone do mundo a ser disponibilizado com o processador Snapdragon 636 de oito núcleos, que oferece um desempenho suave, responsivo e com eficiência energética. A capacidade de processamento age em conjunto com 6 GB de RAM, que oferece melhoria de mais de 40% no desempenho da CPU e 10% nos gráficos (em comparação com o Snapdragon 630).

Com a tecnologia ASUS AI Boost, o Zenfone 5 otimiza imediatamente o desempenho de jogos ou tarefas que exigem demais da máquina, contando com quatro interfaces térmicas com carbono de 0,06 mm de diâmetro que dissipam o calor, mantendo o melhor desempenho em qualquer situação. E por falar em resistência, sua bateria traz capacidade de 3.300 mAh com recarga rápida BoostMaster, contando, ainda, com a tecnologia AI Charging para maximizar a vida útil da bateria, garantindo mais proteção ao componente.

Os dois lados do novo Zenfone 5 (Foto: Reprodução/ASUS)
Os dois lados do novo Zenfone 5 (Foto: Reprodução/ASUS)
Foto: Canaltech

Agora, voltando ao sistema de câmeras inteligentes: elas se adaptam e aprendem coisas conforme o uso, trazendo recursos como detecção de cenas e efeitos em tempo real. A qualidade do sensor Sony IMX363 permite o registro de imagens mais brilhantes e claras mesmo em condições de baixa luminosidade, além de contar com HDR noturno.

A detecção de cenas conta com a IA para analisar, rapidamente, o objeto da imagem, combinando-o a um de seus 16 tipos de cena pré-configurados. Com o AI Photo Learning, o usuário consegue ensinar às câmeras o "jeitão" que ele mais gosta de fotografar, e o sistema ajusta automaticamente as configurações para futuras fotos. Ainda, o retrato em tempo real garante que o objeto principal permaneça nítido, enquanto o plano de fundo pode ser desfocado com sensação de profundidade de campo (o amado efeito "bokeh" das câmeras profissionais).

Além de tudo isso, o Zenfone 5 traz o Modo Pro, que dá ao usuário o total controle das configurações da câmera, incluindo quesitos como balanço de branco, exposição, foco, ISO e velocidade do obturador, além de registrar imagens no formato RAW. Ou seja: é como se você estivesse fotografando com uma câmera profissional, com a exceção da possibilidade de trocar de lente quando desejar.

E não podemos deixar de falar sobre o display Full HD+ de 6,2 polegadas, que aproveita 90% da tela e oferece uma experiência mais imersiva. Para otimizar as imagens com cores de aparência natural e boa legibilidade em qualquer ambiente, o dispositivo conta com uma tecnologia de exibição inteligente, que usa sensores para ajustar automaticamente a temperatura de cor da tela conforme as variações de iluminação do ambiente. Já o SmartScreen impede que a tela apague quando o usuário estiver lendo por muito tempo sem tocar na tela.

Por fim, outro destaque do Zenfone 5 é seu áudio imersivo, com dois alto-falantes estéreo de cinco ímãs que oferecem um som profundo e expansivo. A qualidade do áudio reproduzido é 4 vezes melhor do que a de um CD, segundo a ASUS, e fones de ouvido compatíveis com o áudio Hi-Res Premium acompanham o aparelho.

O Zenfone 5 foi construído com um design de bordas ultrafinas, suporta dois chips SIM, tem conexão NFC, leitura de impressões digitais e reconhecimento facial, que permite que o usuário crie os ZeniMojis - funcionalidade da ASUS que permite animar avatares usando a própria voz, expressões faciais e movimentos da cabeça do usuário. São duas opções de cores: Light Purple e Stone Blue.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade